segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PI - PREDICTIVE INDEX ®




O Sistema Predictive Index ® - PI é uma ferramenta que possibilita efetuar levantamento do perfil comportamental dos profissionais atuante ou candidatos na mesma linguagem das funções, bem como avaliar as necessidades motivadoras e os comportamentos voltados ao trabalho de cada profissional.

Esta ferramenta foi desenvolvida no início da década de 50 por Arnold Daniels, a qual está ancorada na descoberta de "estilos" de administração comportamental e na compreensão destes comportamentos no universo do trabalho.

A Pesquisa do Predictive Index ® - PI é feita através de uma lista simples de mais ou menos 80 palavras como prestativo, tímido, animado, e assim por diante. Para completar a pesquisa, os indivíduos assinalam palavras que acreditam representarem traços percebidos por si mesmos e pelos outros. A pesquisa é analisada e o indivíduo recebe uma avaliação em cada uma das quatro dimensões, denominadas como A, B, C e D e as quais representam os seguintes traços de personalidade:

A - DOMINÂNCIA: Este fator mede o impulso que tem um indivíduo para exercer sua influência sobre as pessoas e acontecimentos.
B - EXTROVERSÃO: Este fator mede o grau a que um indivíduo é direcionado a interagir socialmente com outras pessoas, relacionamento interpessoal e comunicação.
C - PACIÊNCIA: Este fator mede a intensidade de energia de uma pessoa, seu nível de tensão e ritmo com relação ao tipo e frequência do trabalho.
D - FORMALIDADE: Este fator mede o impulso de uma pessoa para se adequar a regras, formalidade, estruturas, políticas, diretrizes. E ainda seu grau de preocupação com detalhes e qualidade no trabalho.
O tipo psicológico do indivíduo se dá através da combinação destes 4 fatores, sendo que é existente 45 tipos psicológicos que representa o funcionamento da pessoa, demonstrando as situações de trabalho e a interação com as pessoas.

• Orientação - Técnica / Social
• Generalistas - Pró-ativos / especialistas - Reativos
• Definição da velocidade (ajuste emocional) das pessoas que comandam
• Características dos "Fechadores de Negócios"
• Delegação de autoridade e responsabilidade
• Delegação de detalhes
• Intensidade dos comportamentos
• Preocupação vs. despreocupação
• Reserva de Energia
• Tomada de decisão - Estratégica vs. Tática
• Forma de julgamento, planejamento e decisões - Objetividade vs. Subjetividade
• Perda de Potencial
• Perfis Congruentes vs. Incongruentes
• Mudanças
• Conflito (estrutural ou situacional)
• Estratégias de Gerenciamento
• Aproveitamento da Capacidade
• Flexibilidade vs. Inflexibilidade
• Motivadores
• Congruência ou incongruência com a função
O Sistema permite ainda que cada profissional seja analisado sob três grandes ângulos:

1) SELF - representa o perfil da personalidade básica, isto é, o que basicamente somos. O produto da experiência e condicionamento ambiental da primeira idade. Um perfil estável de comportamento que, em geral, muda muito pouco durante a vida - e somente é expresso e observado sob circunstâncias especiais - mas sempre está presente como um aspecto da personalidade total. SERÁ QUE PRECISA TUDO ISTO?

2) CONCEITO DO SELF - representa a forma como o profissional está tentando ser, geralmente porque esta é a maneira que o seu ambiente de trabalho, segundo ele mesmo, o percebe, e exige que se comporte. Raramente é efetivamente expresso, e geralmente não consciente, este é o modelo ou papel do indivíduo, o que ele percebe serem as demandas que exige o seu ambiente de trabalho.

3) SÍNTESE - É assim que o profissional se comporta agora no seu ambiente de trabalho - a pessoa como você a observa e a conhece no trabalho. Esta é também a forma como você espera que a pessoa se comporte agora, e no futuro imediato, em um novo trabalho. Se a pessoa percebe a necessidade de mudança no trabalho, existirá um espaço de tempo antes que qualquer mudança realmente se desenvolva no perfil da Síntese.

14 comentários:

  1. Olá, boa tarde!

    O PI pode ser eliminatório mesmo depois de ter feito a entrevista pessoalmente?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. como sabe? Fez o teste onde? Procurei o teste e não achei...
      obrigada

      Excluir
  3. Tmbm gostaria de saber o que significa PI {0}..

    ResponderExcluir
  4. O meu Pi deu o seguinte resultado
    Seu ID de pontuação comportamental é:
    {0} o que significa???

    ResponderExcluir
  5. O meu deu o seguinte resultado: Seu ID de pontuação comportamental é:
    {0} , o que é isto?

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal foi esse teste aquele com vários adjtivos que fala como me vejo e como os outros me vêem o resultado id foi zero e me pediram pra desconsiderar pois e erro do sistema , lendo vcs agora acredito pois vários deu 0.

    ResponderExcluir
  7. O meu também deu esse resultado {0} e não fui aprovada no processo seletivo. Com mais alguém aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  8. O meu também deu esse resultado {0} e não fui aprovada no processo seletivo. Com mais alguém aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  9. Seu ID de pontuação comportamental é:
    272-2288-240. O que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber, vc fez seleção na Riachuelo?

      Excluir