quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Google leva acervo de grandes galerias para a internet

O Google quer levar o mundo das grandes galerias mundiais de arte aos lares, com um novo site que oferece visitas virtuais usando a tecnologia do serviço Street View aliada à capacidade de construir coleções privadas e imagem de altíssima resolução. Embora a maioria das grandes galerias há anos venha promovendo a divulgação on-line de seus acervos, o site do Google busca levar a experiência da arte online a um novo patamar.


"O Nascimento de Vênus", do pintor Sandro de Botticelli,
é uma das obras que integram o acervo do Google na internet
Nelson Mattos, vice-presidente de engenharia do Google, disse que o site doArt Project permitiria que crianças da América Latina, Índia e África, que teriam pouca chance de ver os originais, tivessem experiência próxima à real, por meio da Internet. "Isso na verdade representa um grande passo adiante na maneira pela qual as pessoas interagirão com esses belos tesouros da arte de todo o mundo", disse, acrescentando que o Google planejava expandir o site ao longo dos anos.


Todos acreditam isso não vai fazer com que os museus deixem de ser visitados, principalmente porque é uma experiência única. Eles esperam é que aumentem o número de visitas. "Obviamente não acreditamos que essa tecnologia levará as pessoas a não virem a museus", acrescentou. "Esperamos que o oposto venha a ocorrer."


Entre as galerias participantes estão a Uffizzi, em Florença; o Palácio de Versalhes, na França; o Museu Kampa, em Praga; o Museu Van Gogh, em Amsterdã; e o Museu Estatal Hermitage, em São Petersburgo, Rússia.


Créditos: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário