quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conhecendo o Office 2010

No ano passado, foi lançado aqui no Brasil o Office 2010 nas versões Home and Student ( Word 2010, Excel 2010, PowerPoint 2010 e OneNote 2010, o Business (todos os programas da Home and Student mais o Outlook 2010) e Professional (todos os programas da Home and Business mais o Publisher 2010 e Access 2010. 

Uma quarta versão, o Office Starter 2010, é encontrada pré-instalada em PCs vendidos por empresas como a Megaware, Itautec, Positivo, HP, Dell e outras. Ela contém versões básicas do Word (Word Starter) e Excel (Excel Starter) que permitem abrir, criar e editar documentos, mas não contém funções avançadas como macros (no Word) ou tabelas dinâmicas (no Excel). Usuários que tiverem o Office Starter poderão fazer o upgrade para as versões completas do programa caso desejado.

Microsoft Office Excel 2010 na versão online (Web App).
Inovações
A inovação mais visível no novo pacote é um conjunto de aplicativos web, as Office Web Apps - versões online do Word, Excel, PowerPoint e OneNote - que devem estar disponíveis através do serviço Windows Live em breve. A Microsoft também irá oferecer versões destes aplicativos baseadas em sua plataforma SharePoint, para empresas que desejarem hospedá-los localmente. 

Mas embora as Office Web Apps sejam capazes de fornecer recursos mínimos de colaboração e brilhem ao manter a formação em documentos que são trucidados por outros concorrentes online, é pouco provável que impressionem qualquer um que já aprecia os inúmeros recursos do Google Docs, Zoho Office e vários outros pacotes de produtividade baseados na web. Na verdade, elas nem foram feitas para isso: a Microsoft declarou claramente que criou as Web Apps como companheiras, e não substitutas, do software para desktops.

Mudanças em todo o pacote
A versão final do Microsoft Office 2010 não é muito diferente do beta que vimos no ano passado. Alguns dos novos recursos devem impressionar até mesmo os usuários veteranos: entre elas a função “Broadcast Slide Show” no PowerPoint, que permite mostrar uma apresentação remotamente para qualquer pessoa que tenha um PC com um navegador web.

As novas opções de personalização na interface Ribbon, que estreou nos principais programas do Office 2007 e que agora está presente em todos os componentes do pacote, vão silenciar muitos dos críticos: agora é possível agrupar os comandos que você usa com mais frequência, não importa onde eles estejam originalmente, em abas e grupos criados por você mesmo.

No geral, o visual do pacote é mais consistente entre os vários aplicativos, e mais modesto do que o de seu predecessor, principalmente porque a Microsoft optou por uma paleta de cores baseada no branco e tons de cinza, contra o azul-celeste do Office 2007.

Microsoft Office Word 2010.
O grande e desajeitado botão do Office que ficava no canto superior esquerdo de cada janela também se foi. Em vez dele, clicar no meu Arquivo agora abre uma nova janela, chamada de “Backstage View”, com várias opções para criar, salvar, compartilhar e imprimir, bem como para acessar versões recentes do documento atual ou abrir outros usando uma prática lista de documentos recentes. Esta janela também leva a menus com opções específicas para cada aplicativo. 

Além disso, o Office 2010 tem um refinamento de uma das funções mais básicas durante a criação de conteúdo: “colar” material que você recortou ou copiou de outros trechos do documento. A nova opção de “Live Preview” para a função Colar não só permite manter a formatação da origem, mesclá-la com a formatação de destino ou transferir apenas o texto, mas também permite ver qual será o resultado antes de aceitá-lo, da mesma forma como o Ribbon permite ver mudanças de fontes passando o cursor do mouse sobre elas.

O pacote também tem ferramentas bastante sofisticadas para edição de imagens e vídeo que podem, para muitos usuários, eliminar a necessidade de editar os arquivos com programas de terceiros antes de usá-los em documentos do Office.

E em resposta ao crescente problema do malware que chega em arquivos baixados da web, por padrão os programas abrem arquivos baixados em um “modo protegido” (Protected View), com edição desabilitada até que o usuário a autorize explicitamente clicando em um botão dentro de um aviso bem visível que fica no topo da janela.

Alguns outros novos recursos só funcionam com outros aplicativos da Microsoft, como um indicador de presença que lhe permite ver quais dos seus contatos do Windows Live Messenger estão online e iniciar conversas de dentro do próprio Office.

Nenhum comentário:

Postar um comentário