quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Desenho de menina brasileira ocupou página do Google

Desenho permaneceu no ar durante toda a quarta-feira.



 A página brasileira do Google Brasil exibiu nesta quarta-feira um logotipo curioso. Foi o desenho de Luiza Carneiro de Faria, de 9 anos de idade, ganhadora do concurso “Doodle4Google” – que acontece desde 2005 no mundo, mas que chegou ao país apenas neste ano. A jovem, estudante  do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, também ganhou uma bolsa de estudos no valor de 30.000 reais, além de um notebook e uma sala de computação para sua escola.

A companhia costuma alterar o logotipo de seu serviço de buscas, conhecido como “doodle”, durante datas específicas, como feriados e aniversários de personagens históricos. O concurso incentiva crianças entre 6 e 15 anos a criar imagens que possam ser apresentadas na página principal do serviço.

Inspirados no tema "O Brasil do Futuro", milhares de estudantes de todo o Brasil, de 6 a 15 anos, enviaram suas criações para a competição, que era dividida por idade: 6 a 9 (a categoria de Maria), 10 a 12, e 13 a 15. Larissa Fernandes de Souza (10 a 12), de João Pessoa, e Rafael Okino dos Santos (13 a 15), de São Paulo, ganharam um computador cada. Os demais finalistas ganharam certificado e camiseta com a estampa do Doodle. Entre os critérios de avaliação estavam qualidade artística, criatividade, e adequação ao tema e ao texto de apoio.

O Google não informou o número total de desenhos recebidos neste ano. “Recebemos muitos desenhos interessantes e criativos durante o concurso e escolhemos 36 destes como semifinalistas da competição. Pedimos ao público para votar no Doodle favorito em cada categoria e assim foram escolhidos os três finalistas. Nossos jurados escolheram então o vencedor nacional”, afirmou a companhia em comunicado oficial. A votação teve participação do público, e a escolha final ficou por conta de um júri, formado por nomes como o cartunista Ziraldo.

Um comentário: