quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Passos para criação de um currículo


Para criar um currículo eficiente, enumeramos dez dicas preciosas sobre o que o mercado de trabalho valoriza.


  1. Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.
  2. Crie um e-mail profissional. Evite os do tipo gatinha@hotmail.com
  3. Não abuse da paciência do entrevistador. Seja conciso, pois ninguém aguenta ler mais de três páginas. Para executivos jovens, uma página é suficiente. Executivos com mais tempo de carreira podem se estender mais e nestes casos, se o currículo for muito breve, parece que ele realizou pouca coisa. Use frases curtas e evite adjetivos. Deixe margens largas e não use letras muito pequenas, lembre-se de que a maioria dos recrutadores tem mais de 40 anos e já não enxerga tão bem.
  4. Evite números de RG ou de título de eleitor - São informações irrelevantes. Também não se deve informar raça, religião e filiação partidária, pois estes são assuntos que nada tem a ver com sua competência. Salários anteriores, pretensão salarial e referências só devem ser apresentadas na entrevista.
  5. Se coloque no lugar do avaliador – o avaliador tem dezenas ou centenas de currículos para avaliar, ele precisa ver algo que chama atenção no começo do seu currículo.
  1. Objetivo - Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.
  2. Não existe formato de currículo perfeito – não fique procurando o modelo perfeito. Para cada perfil de pessoa terá um modelo mais adequado. Olhe pelo menos uns três e imagine como ficariam suas informações em cada modelo.
  1. Qualificações - Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
  2. Idiomas - Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência, mas só vale para nível que não seja “básico”. É melhor não colocar (nível básico), para não correr o risco de alguém dizer: “ah, Fulano, muito bem". E te faz uma pergunta em inglês, e aí você dá aquela travada. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas.
  3. Tenha em mente qual é seu objetivo com esse currículo - atirar para todos os lados não dá resultado nenhum, portanto direcione as informações para a área e o tipo de empresa em que você pretende trabalhar.
Bom pessoal, espero que tenha sido útil para você essas informações. Comentem e dêem sugestões sobre algum assunto de seu interesse e postaremos para você.




Postado por Jeovane Freitas - http://jeovanefreitas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário