sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como Elaborar um Bom Currículo?


O ano de 2011 está começando e com ela surgem novas oportunidades de emprego. A área de comércio e telemarketing são as que mais crescem. A pergunta que fica é: com tantas oportunidades surgindo, o que faço para chamar a atenção dos selecionadores? Como devo mostrar minhas qualidades através de um currículo e conquistar a vaga que desejo? Nesse momento o importante é saber criar/elaborar um bom currículo. Mas a pergunta é: como devo prepará-lo? . Esse é o momento ideal para o jovem conseguir uma oportunidade de complementar com a prática seu aprendizado teórico. Portanto, investir um tempo na preparação do currículo é fundamental para alcançar o resultado esperado.


 

Um dos grandes problemas na busca por um emprego é a falta de atualização do currículo. Problemas mais frequentes são quanto a telefone, endereço e e-mail. Segundo especialistas a cada 20 currículos ao menos 5 estão desatualizados. Isso é prejudicial para a imagem do candidato, principalmente porque os selecionadores não vão 'perder tempo' tentando entrar em contato com o candidato mais de uma vez. Um currículo deve ter informações claras e importantes sobre o candidato e por isso devemos ocultar informações irrelevantes. Seguem algumas dicas: 

 

Existem 3 tipos de currículos: funcional, cronológico e cronológico-funcional. Saiba sua definição e quando usá-los:

·                     Funcional - Este tipo de currículo apresenta as funções e não os empregadores. É o melhor modelo para quem mudou de emprego recentemente, teve outra carreira ou experiência curta. No final é que se mostra a relação cronológica dos empregadores.


·                     Cronológico - Este tipo de currículo apresenta as experiências mais recentes e são as que os selecionadores mais apreciam, pois mostra o crescimento profissional dos candidatos.


·                     Cronológico-funcional - É o currículo que apresenta a ordem cronológica inversa dos empregadores com os cargos, realçando as experiências. É o modelo mais forte e comunicativo. É o mais apresentável para os candidatos que tiveram uma carreira sólida e estável, e bastante experiência.


Com isso, segue então alguns exemplos dos principais erros encontrados em um currículo:

 

Erro de Português - Um dos principais erros encontrados no currículo. Muitas vezes são erros  de digitação, mas no processo de triagem de currículo esse currículo será excluído. Atenção para as pessoas que depende de outros locais para fazer o currículo, pois muitas vezes pela pressa ou por não ser deles mesmos existem muitos erros de português. Portanto, antes de imprimir ou pagar, confira se existe algum erro para que não haja como consequência perca da vaga. Esses erros podem ser motivo de eliminação no processo de triagem de currículos.

 

Falta de Objetivo Profissional - Muitos candidatos não são selecionados por não citarem ou não deixarem claros a função e a área que desejam atuar. Isso dificulta o processo de triagem  e faz o candidato ser eliminado neste processo. 

 

Dados Desnecessários - Outro erro que acontece com muita frequência é a inclusão de números de documentos. Tais informações só serão necessárias numa entrevista com o selecionador.

 

Ausência de Informações Importantes - Se por um lado são colocadas informações desnecessárias, por outro lado é deixado de colocar informações importantes como atribuições dos cargos anteriores. Citando tais atribuições, fica mais fácil para o selecionador saber quais as suas qualificações e como você poderá contribuir para a empresa.

 

 Fotos Descontraídas - Cuidado com as fotos nos currículos. Meninas com excesso de maquiagem ou com blusas decotadas, rapazes com bonés ou camisetas não mostram seriedade e podem ser eliminados no processo de triagem. 

 

Aprenda a Estruturar o Seu Currículo - Para se fazer um bom currículo é necessário tempo para elaboração do mesmo. O importante é começar com os dados pessoais, colocando o nome completo, dados como a sua idade, estado civil e a nacionalidade. Essas informações ficam logo no início do currículo e precisam estar sempre atualizadas, porque se o currículo tiver bom e não disponibilizarem-se os dados o selecionador não poderá entrar em contato para marcação de uma entrevista. Em seguida o candidato deve colocar o objetivo profissional, colocando o cargo e a área que deseja atuar.

Qualificações - Nesse campo serão inseridos os conhecimentos e atividades desenvolvidas pelo profissional naquela determinada área. Esse tópico deverá conter no máximo duas ou três linhas para colocar as atividades e os resultados conquistados. Em seguida vem a Formação Acadêmica, colocando o nome do curso, o nome da instituição e o período que realizou este curso, sempre em ordem de importância.

 

Idiomas e Experiências - No item Idioma, é onde o profissional cita o idioma e grau de experiência que possui. Logo depois vem a experiência profissional onde a pessoa cita o período de atuação na empresa (data de entrada e saída), o nome da empresa, o ramo de atividade e o porte, os cargos ocupados na empresa e as respectivas atividades desenvolvidas, enfatizando bastante os resultados conquistados para que isso seja atrativo aos selecionadores.

 

Cursos e Informática - O profissional deve colocar os cursos relacionados a área que deseja  atuar contendo o nome do curso e da instituição. E por fim, vem o item informática onde o profissional coloca de modo geral quais são os aplicativos e as ferramentas que ele tem conhecimento.

 

Bom pessoal espero que tenha lhe ajudado. Depois irei postar "Os Passos Para Elaboração de Um Currículo"

 

Abraços!!!

 

 

Postado por Jeovane Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário