segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Google retira termo 'torrent' de sugestão de busca

Nesta semana, o Google começou a limitar as opções de buscas por conteúdo pirateado na internet. O primeiro passo foi censurar as sugestões automáticas de termos – como a palavra “torrent” – que podem remeter ao download de arquivos protegidos por direitos autorais. Ao fazer uma pesquisa no buscador, o usuário não receberá mais as indicações da busca. Porém, se digitar o termo desejado e pressionar o botão “Pesquisa Google”, os resultados aparecerão normalmente.

Os torrents são utilizados em redes de trocas de arquivos diretamente entre as pessoas. Eles funcionam como uma ponte que possibilita o compartilhamento de diversos tipos de conteúdo, como filmes, músicas e jogos eletrônicos.

De acordo com o site Torrent Freak, que analisa o compartilhamento livre de arquivos na rede, outros termos também foram retirados das sugestões automáticas. Buscas por sites de hospedagem de conteúdo como Rapidshare e Megaupload foram incluídos na relação, além dos clientes de download BitTorrent e uTorrent – utilizados na troca de conteúdo.

Em dezembro de 2010, o gigante das buscas afirmou que iria cooperar mais com as gravadoras e estúdios, fazendo o possível para impedir a divulgação de material ilegal e proteger as empresas contra os atos de pirataria digital.

Embora a ação do Google mostre que ele está disposto a cumprir com a palavra, a limitação não deve ter impacto direto nas buscas por material pirateado, uma vez que é possível realizar as pesquisas digitando as palavras completas no site.

Créditos: Vida Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário