quinta-feira, 10 de março de 2011

Técnicas de Redação - É Importante Planejar um Texto?

Planejar o texto significa organizar-se e fazer uma previsão do que irá escrever. Essa postura não resulta de curiosidade ou de insegurança. Consciente da importância da conclusão como a parte mais significativa do ensaio ou de outro tipo de texto, é necessário que o autor tenha clareza da sequência de ideias que vai desenvolver antes de iniciar a redação. Para isso, precisa planejar seu texto. O que norteia a elaboração do plano são, portanto, preocupações muito objetivas. O plano pode ser um rol desorganizado de ideias, que só seu autor entende; ou ainda uma síntese bem organizada, segundo alguns modelos que se fixaram e estão consagrados pelo uso. Veremos aqui os modelos organizados mais usados, para que fique muito clara a importância do planejamento.

1. Organizar e prever
Organizar, em um ensaio, é estruturar ideias em uma sequência lógica, progressiva e correta, de forma a propiciar ao leitor uma compreensão clara e objetiva do conteúdo do texto.
Prever é elaborar um rol de ideias em sequência, que propicie um roteiro seguro a quem redige. Esse roteiro deve garantir uma boa organização ao futuro texto.

1a. Facilidade para redigir
O plano, ou o roteiro resultante da preocupação em organizar e prever, não deve ser uma amarra que limite nossa liberdade de expressão ao redigirmos.
OBS.: O plano, ao contrário, deve funcionar como um guia e liberar o redator para os aspectos mais atraentes do texto, ligados à linguagem.
As pessoas que não têm prática podem acabar gastando muito mais tempo para elaborar o plano do que gastariam se redigissem diretamente o ensaio. Isso é normal. Com a experiência, o tempo gasto vai sendo progressivamente menor. Mas o certo é que a probabilidade de termos um texto bem redigido é sempre maior quando planejamos sua redação.

2. Com o plano na cabeça
Um outro aspecto positivo de se elaborar o plano é a possibilidade de perceber claramente nossos acertos e confusões em relação ao conteúdo do texto. Isso porque ao escrever um roteiro de trabalho já começamos a perceber se a nossa sequência de ideias é lógica e suficiente para sustentar o texto.

"Tenho boas idéias, mas não sei como escrever."

Ouvida com bastante frequência, essa frase pode indicar falta de clareza no conteúdo ou pouco domínio da estrutura do texto. Também pode ser uma indicação de dificuldades de linguagem. Geralmente, ela revela problemas de estrutura de ideias, que o exercício sistemático do plano ajuda a resolver. Se esse for o seu caso, não pense que você é a única pessoa a ter dificuldades para escrever. Até escritores renomados têm momentos de incerteza e dúvida sobre como colocar suas ideias e histórias no papel.

3. Vantagens do plano
O plano nos permite antecipar boas soluções para o conteúdo, a estrutura do texto, a estrutura de ideias e para a terminologia, nos aspectos em que ela tem relação com o conteúdo. Portanto, dos seis critérios de avaliação do ensaio — conteúdo, estrutura do texto, estrutura de ideias, linguagem, terminologia e gramática —, na hora da escrever o texto, o plano pode centrar sua preocupação na linguagem e na gramática.

4. Características do plano
O plano do ensaio precisa ser sucinto e resumido. Essa é a sua principal característica. Ao montá-lo, o redator deve preocupar-se em prever e formalizar suas ideias em pequenos textos, que não são propriamente o produto final, mas que já estabelecem as diretrizes para isso.

5. Apresentação do plano
Não é preciso rigor estético para elaborar um plano. Ele pode ser rascunhado em um pedaço de papel ou estar caprichosamente digitado. O plano é pessoal e seu autor tem de sentir empatia por ele; ou seja, o plano do trabalho deve estar afinado com as ideias e com a futura redação que anuncia.

Para lembrar:
O plano só tem utilidade até o final da redação do texto. Depois disso, ele perde a importância, como as anotações de pesquisa e os rascunhos.

6. Um plano organizado
Embora o autor possa — e na verdade deva — elaborar o seu plano como quiser, é preciso existir nele uma organização. Mesmo que de forma simples, essa organização estará refletida na sua diagramação e em como os itens estão distribuídos e encadeados.

6a. Coerência de ideias
O plano precisa apresentar um princípio de organização de ideias, ou seja, deve ter uma coerência visual que revele o valor da ideia em uma simples olhada. Os modelos de plano apóiam-se nesse princípio de organização.

7. Existe um plano ideal?
O plano ideal é aquele que funciona. E o plano que funciona é aquele que serve como roteiro seguro no momento da redação. Ali está, por escrito, tudo o que pensamos sobre o tema, organizado em sequência, faltando apenas a nossa redação.

7a. Visualizando o trabalho
Sabemos que o plano elaborado é o ideal quando o olhamos e percebemos com clareza o que é introdução, desenvolvimento e conclusão. Podemos ver também quantos parágrafos terá nosso texto e até quantas linhas serão necessárias para escrever tudo o que queremos.

OBS.:Essa é uma situação ideal, mas é possível consegui-la desde que escolhamos uma forma de plano que traduza em detalhes todas as nossas expectativas. Ou seja, um plano que preveja as partes do ensaio, os parágrafos e cada uma das linhas.

Existem algumas formas de planos consagradas que procuram garantir essa eficiência.

8. O que o plano deve prever
Só conseguimos montar um bom roteiro quando não temos mais dúvidas sobre o conteúdo. Nessa etapa, todas elas já devem ter sido respondidas e as pesquisas, encerradas. Só falta organizar nossas ideias, na forma do plano, para começar a redigir. O plano bem feito, qualquer que seja a sua forma, precisa prever.

• As partes do ensaio — introdução, desenvolvimento e conclusão.
• Os blocos de parágrafos, equivalentes a um subtítulo. Se houver subtítulo, este deve ser explicitado no plano (no caso de ensaios longos).
• As ideias centrais dos parágrafos.
• As ideias e os dados que serão desenvolvidos em cada parágrafo.
• Os possíveis desdobramentos de algumas ideias.

OBS.:Observe que as indicações acima foram colocadas do geral para o particular, ou do mais amplo para o mais específico.

Bom pessoal, amanhã falaremos mais sobre o planejamento de um texto. Postaremos sobre planejamento com números e letras.

Um comentário:

  1. Menino tuas postagem tão muito grandes, resume isso um pouco pra ficar mais objetivo.
    A sim, os temas estão otimos.

    ResponderExcluir