Quem é o usuário brasileiro de mídia social? Quais seus hábitos online? Como se relaciona com marcas e produtos através de ferramentas web2.0? São essas as questões que visa responder o estudo inédito sobre Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil, realizado pela eCMetrics (Agência e Consultoria Estratégica de Mídia Social). A pesquisa foi realizada em dezembro de 2010 com 2.440 membros do painel online eCGlobalPanel, um dos maiores painéis online de pesquisa da América Latina com mais de 190 mil consumidores brasileiros ativos e mais de 500 mil na América Latina (um dos maiores desta região).
A pesquisadora já sabia que 90% dos brasileiros estão cadastrados ao menos em uma rede social, mas queriam saber como o brasileiro estava se comportando com esta nova realidade e como isto tem afetado o relacionamento deles com as empresas. “Ainda que a grande maioria das empresas já tenha dado seus primeiros passos nas redes sociais, muitas grandes marcas no Brasil parecem não ter definido com clareza sua estratégia no segmento de Mídias Sociais. Um dos intuitos deste estudo é servir como ferramenta de suporte para a definição destas estratégias”, afirma Iván Casas, CEO da eCMetrics.
Segundo a pesquisa, dos internautas brasileiros que estão em mídias sociais, apenas 16% produzem conteúdo, 22% criticam ou coletam (reproduzem), 36% observam, participam ou cultivam contatos e outros 26% caracterizam-se como fortes consumidores online, além de consumirem mídia social relacionada com marcas, produtos e seviços.
A projeção diz ainda que mulheres na faixa etária que compreende 18 e 24 anos são as que mais produzem conteúdo nas mídias sociais e também as que mais criticam e comentam, dentre todas as classes.
Dados desta pesquisa demostram que o internauta brasileiro parece já ter introduzido na sua rotina o uso da internet como ferramenta de busca e interação com empresas e marcas em geral onde:
- 81% costumam comparar preços na internet;
- 92% acessam páginas de empresas nos últimos 6 meses;
- 53% tornaram-se membros de comunidades online ou fanpage de empresas nos últimos 6 meses;
- Dos que acessam sites de empresas, 24% dos internauras buscam notícias, enquanto 20% desejam aprender novos conteúdos.
A empresa informa que a pesquisa foi realizada entre os dias 29 de novembro e 07 de dezembro de 2010 - a amostra garante uma margem de erro máxima de 2% a um nível de confiança de 95%.
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