Nada de 140 caracteres; basta falar com seu celular ou computador para ter seus comentários compartilhados na web |
Que tal, em vez de digitar 140 caracteres, compartilhar seus comentários na Internet apenas dizendo o que pensa? Essa é a proposta da nova rede social Blaving, criada pela empresa PMovil, empresa mais conhecida pela oferta de conteúdos para celular. O anúncio oficial do serviço acontecerá hoje (3/2), em um evento para imprensa, em São Paulo.
A Pmóvil, desenvolvedora de serviços de valor adicionado em telefonia celular e dona da agregadora de conteúdo Toing, criou uma rede social de voz. A Blaving, como foi batizada, é uma espécie de Twitter de áudio. Ou seja: em vez de escrever mensagens, o usuário publica pequenos arquivos de áudio, com duração máxima de dois minutos cada um. A versão beta está no ar desde o início de dezembro do ano passado em português e espanhol, tendo como foco os 14 países da América Latina onde a Pmóvil atua. A Blaving já nasce com uma versão móvel, na forma de aplicativo para iPhone.
A expectativa da empresa é alcançar 5 milhões de usuários até o final de 2011, dos quais pelo menos 30% utilizarão o serviço pelo celular.
A Pmóvil promete investir US$ 1,5 milhão no projeto durante o primeiro trimestre de 2011, entre desenvolvimento e marketing. "Faremos um investimento forte para divulgar o Blaving em mídia on line e redes sociais no começo do ano que vem", diz Fabian de La Rua, sócio-diretor da Pmóvil.
A plataforma cria uma espécie de “Twitter com voz”, que pode ser utilizado em seu computador ou com o uso de aplicativos para smartphones (iPhone, aparelhos com Android, BlackBerry ou com uso de Java). Você tem dois minutos para dar o recado.
Na página principal do serviço são exibidos os últimos conteúdos publicados. É possível seguir outras pessoas (como acontece no popular microblog) e realizar buscas. No computador ou no celular, basta escolher a opção Gravar, conferir seu depoimento e escolher Publicar.
A partir desse mês, a Blaving começará a veicular propaganda e no segundo semestre há planos de que uma versão paga da rede seja criada sem publicidade ao preço de R$ 2 a assinatura mensal. A expectativa da empresa é atrair público interessado em postar conteúdo de jornalismo a política. “É um blog de voz. Ou uma rede social de voz”, descreve o executivo. As gravações podem ser feitas tanto através do site na web, quanto dos aplicativos móveis, afirmou De La Rua.
O download dos aplicativos móveis e o uso do serviço são gratuitos. A partir de fevereiro, a Blaving começará a veicular publicidade em suas páginas. No segundo semestre de 2011, há planos de se lançar uma versão paga da Blaving sem publicidade, pela qual se cobrará uma assinatura mensal em torno de R$ 2.
Vale lembrar que esta não é o primeiro serviço que leva voz ao mundo dos microblogs. O Gengibre, por exemplo, usa o sistema de telefonia para fazer isso desde 2008.
Conheça como funciona o Blaving.
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