segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As 6 piores desculpas para chegar atrasado

Você terá que levantar cedo, enfrentar trânsito e diversos problemas até começar seu trabalho. Se você não consegue chegar no horário marcado do expediente, inventa alguma desculpa com seu chefe?
EXAME.com pensou nessa situação e entrou em contato com consultores de etiqueta para comentar sobre os argumentos sem fundamento que empregados utilizam quando perdem a hora. Confira os seis mais comuns.

1. “Eu me atrasei por causa do ônibus”
Essa é a desculpa típica de moradores de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido aos problemas com transportes públicos e com o engarrafamentos de automóveis.
Segundo a consultora Sofia Rossi, o argumento não é válido se o profissional pode se planejar antes de vir ao trabalho. Para Susi Obal, há  perdão para quem é pontual e atrasou uma ou duas vezes por imprevistos de transporte.

2. “Não consegui dormir direito”
Susi alega que o stress da cidade e os remédios para dormir podem realmente desregular o cotidiano do empregado. No entanto, se a pessoa não possui organização, a falta de horas de sono pode ser um argumento vazio  para seu próprio desleixo. Sofia defende que a pessoa vá imediatamente ao médico, para evitar problemas de atraso.

3. “Eu sabia que ia me atrasar e comprei café para vocês!”
“Quem recebe o café, até aceita com sorriso, mas entende que café não remedia atraso”, afirma a consultora Sofia. Tentar solucionar problemas de horário dessa forma pode ser interpretado como um comportamento de empregado puxa-saco. E pior: um pouco malandro.

4. “Não estou atrasado, só demorei uns minutinhos”
Para reuniões de trabalho e eventos nesse nível, há sim uma tolerância de 15 minutos depois do horário marcado. No entanto, as consultoras de etiqueta foram unânimes em dizer que qualquer atraso deve ser comunicado ao superior antes do evento.

5. “Meu cachorro morreu”
Inventar desgraças familiares ou com um bicho de estimação é outro recurso comum das pessoas atrasadas. “Gente que mata o cachorro ou sogra para o chefe tem que repensar a carreira profissional dela”, afirma Sofia.

6. “Eu tenho filhos”
Para as especialistas, a vinda de uma criança para a família deve ser recebida tanto pelo homem quanto pela mulher, o que tira a validade do argumento de muitas mães quando estão atrasadas para o trabalho. “Fui comissária de bordo da Varig e nós tínhamos apenas uma regra: Ou você chega no horário, ou não chegue. Atrasou, o avião decolou”, afirma Sofia.

Por Pedro Zambarda

PI - PREDICTIVE INDEX ®




O Sistema Predictive Index ® - PI é uma ferramenta que possibilita efetuar levantamento do perfil comportamental dos profissionais atuante ou candidatos na mesma linguagem das funções, bem como avaliar as necessidades motivadoras e os comportamentos voltados ao trabalho de cada profissional.

Esta ferramenta foi desenvolvida no início da década de 50 por Arnold Daniels, a qual está ancorada na descoberta de "estilos" de administração comportamental e na compreensão destes comportamentos no universo do trabalho.

A Pesquisa do Predictive Index ® - PI é feita através de uma lista simples de mais ou menos 80 palavras como prestativo, tímido, animado, e assim por diante. Para completar a pesquisa, os indivíduos assinalam palavras que acreditam representarem traços percebidos por si mesmos e pelos outros. A pesquisa é analisada e o indivíduo recebe uma avaliação em cada uma das quatro dimensões, denominadas como A, B, C e D e as quais representam os seguintes traços de personalidade:

A - DOMINÂNCIA: Este fator mede o impulso que tem um indivíduo para exercer sua influência sobre as pessoas e acontecimentos.
B - EXTROVERSÃO: Este fator mede o grau a que um indivíduo é direcionado a interagir socialmente com outras pessoas, relacionamento interpessoal e comunicação.
C - PACIÊNCIA: Este fator mede a intensidade de energia de uma pessoa, seu nível de tensão e ritmo com relação ao tipo e frequência do trabalho.
D - FORMALIDADE: Este fator mede o impulso de uma pessoa para se adequar a regras, formalidade, estruturas, políticas, diretrizes. E ainda seu grau de preocupação com detalhes e qualidade no trabalho.
O tipo psicológico do indivíduo se dá através da combinação destes 4 fatores, sendo que é existente 45 tipos psicológicos que representa o funcionamento da pessoa, demonstrando as situações de trabalho e a interação com as pessoas.

• Orientação - Técnica / Social
• Generalistas - Pró-ativos / especialistas - Reativos
• Definição da velocidade (ajuste emocional) das pessoas que comandam
• Características dos "Fechadores de Negócios"
• Delegação de autoridade e responsabilidade
• Delegação de detalhes
• Intensidade dos comportamentos
• Preocupação vs. despreocupação
• Reserva de Energia
• Tomada de decisão - Estratégica vs. Tática
• Forma de julgamento, planejamento e decisões - Objetividade vs. Subjetividade
• Perda de Potencial
• Perfis Congruentes vs. Incongruentes
• Mudanças
• Conflito (estrutural ou situacional)
• Estratégias de Gerenciamento
• Aproveitamento da Capacidade
• Flexibilidade vs. Inflexibilidade
• Motivadores
• Congruência ou incongruência com a função
O Sistema permite ainda que cada profissional seja analisado sob três grandes ângulos:

1) SELF - representa o perfil da personalidade básica, isto é, o que basicamente somos. O produto da experiência e condicionamento ambiental da primeira idade. Um perfil estável de comportamento que, em geral, muda muito pouco durante a vida - e somente é expresso e observado sob circunstâncias especiais - mas sempre está presente como um aspecto da personalidade total. SERÁ QUE PRECISA TUDO ISTO?

2) CONCEITO DO SELF - representa a forma como o profissional está tentando ser, geralmente porque esta é a maneira que o seu ambiente de trabalho, segundo ele mesmo, o percebe, e exige que se comporte. Raramente é efetivamente expresso, e geralmente não consciente, este é o modelo ou papel do indivíduo, o que ele percebe serem as demandas que exige o seu ambiente de trabalho.

3) SÍNTESE - É assim que o profissional se comporta agora no seu ambiente de trabalho - a pessoa como você a observa e a conhece no trabalho. Esta é também a forma como você espera que a pessoa se comporte agora, e no futuro imediato, em um novo trabalho. Se a pessoa percebe a necessidade de mudança no trabalho, existirá um espaço de tempo antes que qualquer mudança realmente se desenvolva no perfil da Síntese.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como navegar com segurança na internet


Quando você sai de casa, certamente toma alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas. Na internet, é igualmente importante colocar em prática alguns procedimentos de segurança, já que golpes, espionagem e roubo de arquivos ou senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem ter. É para ajudá-lo a lidar com isso que o InfoWester apresenta a seguir quinze dicas importantes para você manter sua segurança na internet e em seu computador.

Saia usando Logout, Sair ou equivalente
Ao acessar seu webmail, sua conta em um site de comércio eletrônico, sua página no orkut, seu home banking ou qualquer outro serviço que exige que você forneça um nome de usuário e uma senha, clique em um botão/link de nome Logout, Logoff, Sair, Desconectar ou equivalente para sair do site. Pode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai do site fechando a janela do navegador de internet ou entrando em outro endereço. Isso é arriscado, pois o site não recebeu a instrução de encerrar seu acesso naquele momento e alguém mal-intencionado pode abrir o navegador e acessar as informações de sua conta, caso esta realmente não tenha sido fechada devidamente. Esta dica é válida principalmente em computadores públicos (da faculdade, por exemplo).

Crie senhas difíceis de serem descobertas
Não utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nome de parentes, data de aniversário, placa do carro, etc. Dê preferência a sequências que misturam letras, números e até mesmo símbolos especiais. Além disso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6 caracteres. O mais importante: não guarde suas senhas em arquivos do Word ou de qualquer outro programa. Se necessitar guardar uma senha em papel (em casos extremos), destrua-o assim que decorar a sequência. Além disso, evite usar a mesma senha para vários serviços. Mais orientações sobre senhas aqui.

Mude a sua senha periodicamente
Além de criar senhas difíceis de serem descobertas, é essencial mudá-las periodicamente, a cada três meses, pelo menos. Isso porque, se alguém conseguir descobrir a senha do seu e-mail, por exemplo, poderá acessar as suas mensagens sem que você saiba, apenas para espioná-lo. Ao alterar sua senha, o tal espião não vai mais conseguir acessar as suas informações.

Use navegadores atuais
Usar navegadores de internet atuais garante não só que você consiga acessar tecnologias novas para a internet, como HTML5, mas também conte com recursos de segurança que combatem perigos mais recentes, como sites falsos que se passam por páginas de banco, por exemplo. Além disso, navegadores atualizados geralmente contam com correções contra falhas de segurança exploradas em versões anteriores. Por isso, sempre utilize a última versão disponível para o seu navegador. Se você não tem paciência para isso, verifique se o seu browser possui atualização automática, recurso existente no Firefox e no Google Chrome, por exemplo.

Cuidado com downloads
Se você usa programas de compartilhamento ou costuma obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atento ao que baixar. Ao término do download, verifique se o arquivo possui alguma característica estranha, por exemplo, mais de uma extensão (como cazuza.mp3.exe), tamanho muito pequeno ou informações de descrição suspeitas, pois muitas pragas digitais se passam por arquivos de áudio, vídeo, foto, aplicativos e outros para enganar o usuário. Além disso, sempre examine o arquivo baixado com um antivírus.
Também tome cuidado com sites que pedem para você instalar programas para continuar a navegar ou para usufruir de algum serviço. Ainda, desconfie de ofertas de softwares “milagrosos”, capazes de dobrar a velocidade de seu computador ou de melhorar sua performance, por exemplo.

Atente-se ao usar Windows Live Messenger, Google Talk, AIM, Yahoo! Messenger, entre outros
É comum encontrar vírus que exploram serviços de mensagens instantâneas, tais como o Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), AOL Instant Messenger (AIM), Yahoo! Messenger, entre outros. Essas pragas são capazes de, durante uma conversa com um contato, emitir mensagens automáticas com links para vírus ou outros programas maliciosos. Nessa situação, é natural que a parte que recebeu a mensagem pense que seu contato é que a enviou e clica no link com a maior boa vontade. Cuidado!

Cuidado com e-mails falsos
Recebeu um e-mail dizendo que você tem uma dívida com uma empresa de telefonia ou afirmando que um de seus documentos está ilegal?
Ou, ainda, a mensagem te oferece prêmios ou cartões virtuais de amor? Te intima para uma audiência judicial? Contém uma suposta notícia importante sobre uma personalidade famosa? Pede para você atualizar seus dados bancários? É provável que se trate de um scam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos com erros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou informar um link diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, basta passar o cursor do mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfie imediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa cujo nome foi envolvido no e-mail.


Evite sites de conteúdo duvidoso
Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Por isso, evite navegar em sites pornográficos, de conteúdo hacker ou que tenham qualquer conteúdo duvidoso, a não ser que você tenha certeza de estar navegando em um ambiente seguro.

Cuidado com anexos de e-mail
Essa é uma das instruções mais antigas, mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malwares. Tome cuidado ao receber mensagens que te pedem para abrir o arquivo anexo (supostas fotos, por exemplo), principalmente se o e-mail veio de alguém que você não conhece. Para aumentar sua segurança, você pode checar o arquivo anexado com um antivírus, mesmo quando estiver esperando recebê-lo de alguém.

Atualize seu antivírus
Muita gente pensa que basta instalar um antivírus para o seu computador estar protegido, mas não é bem assim. É necessário atualizá-lo regularmente, do contrário, o antivírus não saberá da existência de vírus novos. Praticamente todos os antivírus disponíveis permitem configurar atualizações automáticas. Verifique nos arquivos de ajuda do software ou no site do desenvolvedor como realizar as atualizações.

Cuidado ao fazer compras na internet ou usar sites de bancos
Fazer compras pela internet é uma grande comodidade, mas só o faça em sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessado em um produto vendido em um site desconhecido, faça uma pesquisa na internet para descobrir se existe reclamações contra a empresa. Um bom serviço para isso é o site Reclame Aqui.

Atualize seu sistema operacional
O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e quando uma falha de segurança é descoberta nele, uma série de pragas digitais podem ser desenvolvidas para explorá-la. Por isso, sempre o mantenha atualizado. Você pode fazer isso procurando a opção Windows Update no sistema operacional. Para não ter que se preocupar com isso, você pode habilitar a funcionalidade de atualização automática.
Note que utilizar uma versão “pirata” do sistema operacional também é um risco, afinal, softwares nesta condição podem não contar com todas as atualizações e recursos de segurança do desenvolvedor.
Se for usuário de outro sistema operacional, como Mac OS ou alguma distribuição Linux, saiba que essas dicas também são válidas, pois falhas de segurança existem em qualquer plataforma, mesmo naquelas mais protegidas..

Não responda a ameaças, provocações ou intimidações
Se você receber ameaças, provocações, intimidações ou qualquer coisa parecida pela internet, evite responder. Além de evitar mais aborrecimentos, essa prática impede que o autor obtenha informações importantes que você pode acabar revelando por causa do calor do momento. Se você perceber que a ameaça é séria ou se você se sentir ofendido, mantenha uma cópia de tudo e procure orientação das autoridades locais.

Não revele informações importantes sobre você
Em sites de bate-papo (chat), no orkut, no Twitter ou em qualquer serviço onde um desconhecido pode acessar suas informações, evite dar detalhes da escola ou da faculdade que você estuda, do lugar onde você trabalha e principalmente de onde você mora. Evite também disponibilizar dados ou fotos que forneçam qualquer detalhe relevante sobre você, por exemplo, imagens em que aparecem a fachada da sua casa ou a placa do seu carro. Nunca divulgue seu número de telefone por esses meios, tampouco informe o local em que você estará nas próximas horas ou um lugar que você frequenta regularmente. Caso esses dados sejam direcionados aos seus amigos, avise-os de maneira particular, pois toda e qualquer informação relevante sobre você pode ser usada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.

Cuidado ao fazer cadastros
Muitos sites exigem que você faça cadastro para usufruir de seus serviços, mas isso pode ser uma cilada. Ora, se um site pede o número do seu cartão de crédito sem ao menos ser uma página de vendas, as chances de se tratar de um golpe são grandes. Além disso, suas informações podem ser entregues a empresas que vendem assinaturas de revistas ou produtos por telefone, por exemplo. Ainda, seu e-mail pode ser inserido em listas de SPAM.
Por isso, antes de se cadastrar em sites, faça uma pesquisa na internet para verificar se aquele endereço tem registro de alguma atividade ilegal. Avalie também se você tem mesmo necessidade de usar os serviços oferecidos pelo site.

Fonte: InfoWester

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AS TRÊS PERGUNTAS ESTIMULADORAS DA CRIATIVIDADE

PRIMERA PERGUNTA: "E SE...?" – Tudo aquilo que um dia criou-se e se inventou começou por essa pergunta. E se... fabricássemos um carro que voa? Veio o primeiro e rudimentar avião. E se fabricássemos uma caixa através da qual a gente pudesse ouvir e ver imagens? Veio a televisão. E se fossemos até Marte? E se desintegrássemos o átomo? E se misturarmos "a" com "b"? E se adicionarmos...? Faça uma experiência prática na sua casa: nestes dias chuvosos de inverno, quando toda a família está sem poder sair, reúna o pessoal e convide todo mundo a dar idéias a respeito de como preencher criativamente o tempo, começando a sugestão sempre por E se...?.

SEGUNDA PERGUNTA: "E POR QUE NÃO?"
- A melhor idéia do mundo não resultará em nada se a reação interior de quem a propõe não for "E por que não?". Ou seja, a própria pessoa precisa acreditar no seu taco. A mesma reação é esperada da equipe de trabalho: "E por que não?". Repito: num processo criativo, após você expressar sua idéia, é absolutamente indispensável que a reação da sua equipe seja: "E POR QUE NÃO?". Esta reação significa um voto de confiança na sua idéia. Significa: "Sim, por que não tentar?" ou então, "Ok, vamos examinar melhor essa idéia e ver no que dá!". Sem esta postura receptiva, a boa idéia "morre" ali mesmo. É muito fácil "matar" uma boa idéia. Basta alguém retrucar, secamente, com uma das frases abaixo:

* Não dá.
* Não pode.
* Não funciona.
* Não dá certo.
* Não acredito nisso.
* Não tem mercado.
* Não é possível.
* É muito difícil.
* Não compensa.
* Não faz sentido.

TERCEIRA PERGUNTA: "E QUE MAIS?" - Não basta apenas uma ótima idéia. Precisamos de várias. Dezenas, centenas, um monte delas. Quanto mais, melhor. Depois, que seja feita uma lista delas e sejam definidas prioridades.

O passo seguinte deste processo de resposta às três perguntas, é a ação. É o fazer acontecer. Idéias maravilhosas que não resultam em ações, não passam de brincadeira de "vamos ver quem é mais gênio?".



Por: Floriano Serra - Psicólogo, Consultor e Palestrante

Facebook bloqueia aplicativo que monitora fim de relacionamento

O Facebook bloqueou nesta quarta-feira (23) o Breakup Notifier, aplicativo que monitora o status de relacionamento de pessoas nas quais você está interessada e lhe envia um e-mail quando elas ficarem solteiras. O serviço já tinha mais de 3,6 milhões de usuários.

O desenvolvedor do aplicativo, Dan Lowenhertz, recebeu um e-mail do Facebook informando que a desativação do aplicativo se deu por conta do excesso de requisições à API (interface de programação de aplicativos) da rede social.

Lowenhertz - que também teve a conta pessoal bloqueada pelo Facebook - afirmou ao TechCrunch que fará o que for necessário para recolocar o serviço no ar. "Por favor, contate o Facebook no Twitter para expressar sua insatisfação!", conclama o Breakup Notifier em sua página inicial.

Breakup Notifier, que avisa por e-mail quando a pessoa em que você está interessada sai de um relacionamento  

Um porta-voz do Facebook nos deu a seguinte declaração esclarecendo a extensão do Blackmail Yourself e explicando que está atualmente analisando o que aconteceu com a Breakup Notifier:
 
"Temos sistemas automatizados para assegurar aplicativos no Facebook proporcionando uma experiência positiva para o usuário, e estamos avaliando a questão com Breakup Notifier. Além disso, não chegamos a bloquear o aplicativo ‘Breakup Yourself’. Algumas funcionalidades foram desativadas temporariamente esta semana para que pudéssemos trabalhar com o desenvolvedor para assegurar o cumprimento do aplicativo com todas as nossas políticas, mas tem sido e continua a ser acessível."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

OpenOffice 3.3 disponível para download

Entre as novidades há recursos para uso corporativo, como novas opções de segurança do documento e colaboração.
A versão 3.3 do OpenOffice já está disponível para download gratuito. A suíte de produtividade, apoiada pela Oracle, integra novas funcionalidades, maior compatibilidade com o Microsoft Office, planilhas aperfeiçoadas e apresentações mais eficientes, bem como elevados níveis de segurança e e opções de colaboração para usuários corporativos”, segundo um comunicado da empresa.

Segundo a Oracle, o OpenOffice 3.3 “constitui um marco histórico na evolução da suite, que em dez anos passou de uma simples "alternativa gratuita" para uma opção padrão, afirmando-se como a preferida de mais de 100 milhões de utilizadores”.

Entre as novas funcionalidades, a empresa destaca a maior rapidez na inicialização e nas operações em geral. Quanto aos novos elementos, ressalta “fontes PDF padrão incorporadas, novas opções de segurança do documento e opções de colaboração, capacidade para incluir um milhão de linhas em planilhas, novas opções de importação CSV (Comma Separated Value) no Calc, capacidade de inserção de drawing objects nos gráficos, manipulação melhorada do layout dos slides no Impress e barra comum de ferramentas de pesquisa”.

Fonte: ComputerWorld

Criatividade: Pense diferente e faça a diferença!


O mundo com suas rápidas mutações exige novas respostas para novos desafios, novos problemas e oportunidades exigem novas maneiras de pensar.
 
Antes de abordamos este assunto tão fundamental, que se chama criatividade, é importante esclarecermos alguns mitos e crenças sobre o tema. Empresas não são criativas. Criatividade é uma característica do ser humano. Somos nós que fazemos as empresas mais ou menos criativas.
Muitos de nós acreditamos que quanto mais inteligente, tanto mais criativo você será... É importante ressaltar que a criatividade não é função direta da inteligência. Na realidade, é "ver o que todos já viram e pensar sobre isto de maneira que ninguém fez antes".

Alguns acreditam que as pessoas nascem criativas, que criatividade não pode ser aprendida. É verdade, todas as pessoas nascem criativas, inclusive você. Porém, podem-se desenvolver aptidões que liberam melhor o nosso potencial criativo. A criatividade pode ser aprendida assim como alguém aprende a jogar tênis ou tocar bateria.

Outro mito diz que as idéias criativas surgem como lampejos ou clarões semelhantes àquelas dos relâmpagos. Persistência e concentração são pontos-chaves para a criatividade. Não dá para ter um lindo jardim antes de preparar adequadamente o solo.

Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade, a visão de futuro, a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, buscar soluções alternativas etc. Num mundo de mudanças, marcado por turbulências e incertezas, tudo isso se torna fundamental.

Existem algumas expressões, tais como: "Essa idéia é ridícula", "Não é adequado à nossa realidade", "A mudança é muito radical", "Sempre fizemos assim e sempre deu certo", dentre outras são muito comuns e inibem totalmente a criação. Com relação à criatividade pessoal é importante ressaltar que todos nós somos criativos. Segundo pesquisas, as pessoas criativas achavam-se criativas, enquanto as menos criativas não se achavam criativas. Criatividade também é uma questão de acreditar em você, se achar capaz, desafiar o "jeito tradicional de fazer as coisas", habituar-se a pensar diferente e questionar - Por que desta maneira? Não haverá outra alternativa? De que maneira eu posso... E se... Uma pessoa criativa é uma caçadora de idéias novas, pois tem um desejo ardente para melhorar as coisas.

Imagine se Santos Dumont tivesse acreditado em todos os que lhe diziam que nada que é mais pesado do que o ar poderia voar. Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já fez. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.

Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas idéias surgem daí. Idéias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas. Pegue objetos ou idéias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que os outros não conseguiram.

Como disse Walt Disney, "criatividade é como ginástica, quanto mais se treina, mais forte fica". Pense diferente e faça a diferença.

Por Anderson Rocha