sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Lutador demitido do UFC por conta de uma tuitada

É delicado em qualquer empresa: a exposição de opinião do funcionário nas redes sociais pode levar a complicações no ambiente de trabalho. As declarações tornadas públicas pela internet nem sempre agradam aos patrões. E, quando se trata de um comentário ofensivo, discriminatório, com apologia à violência, é quase certo um puxão de orelhas. Nos casos mais graves, a porta da rua vira a saída para o imbróglio. O UFC experimentou a primeira “baixa” entre os atletas em função de uma “tuitada” considerada estimulante à prática de abusos sexuais. O autor: Miguel Torres (à dir.), 30 anos, um dos destaques do peso-galo. O desfecho: demitido pelo presidente do Ultimate, Dana White. O motivo: uma frase estúpida postada no Twitter: “Se uma van do estupro é chamada de van supresa, muitas mulheres não se importariam de dar um passeio nelas. Todo mundo gosta de supresas”.

A postura radical de Dana White contrasta com o comportamento apresentado por ele diante de situação semelhante protagonizada por Forrest Griffin dias atrás. O ex-campeão também soltou uma declaração idiota sobre estupro na rede. Mas se redimiu e se desculpou publicamente sobre o assunto. Dana evitou polemizar. Alegou impossibilidade de controlar mais de 300 lutadores com contrato fechado com o UFC. A omissão de antes, no entanto, cedeu terreno para a revolta e ação imediata. Com Miguel Torres, a atitude mudou. E o dirigente resolveu afastá-lo de vez do maior torneio de MMA do mundo.

Não se trata de marcação contra um determinado atleta. Dana White pensa de forma estratégica. Como gestor e mentor das ações para dar visibilidade às artes marciais mistas no planeta, ele sabe o quanto é importante manter uma imagem limpa do esporte. A primeira batalha, contra a pecha de barbárie, o presidente venceu ao mudar regras e impor limites durante as lutas. Depois, veio a profissionalização dos atletas: treinamento, médicos, olho na integridade física. O bom comportamento dos lutadores fora dos ringues tornou-se fundamental para moldar uma aparência positiva. De nada adiantaria, por exemplo, vê-los em brigas ou discussões no meio da rua. Por isso, antes dos eventos, as celebridades do octógono participam de ações sociais, visitam comunidades carentes, promovem campanhas com retorno garantido de publicidade a favor.

Um comentário com incentivo ao estupro, além de se constituir como uma afronta à sociedade, em especial às mulheres, é um desserviço ao MMA. O recado do chefão está dado: o respeito é o melhor golpe a ser aplicado no convívio social.

Fonte: Ringue Diário Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário