quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Procuradoria pedirá suspensão do Enem 2011 por suposto vazamento

Uma escola particular de Fortaleza teria aplicado um simulado com 13 questões idênticas às do exame antes da realização da prova

O Ministério Público Federal do Ceará solicitou a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes do exame. Segundo o procurador, treze questões do exame aplicado no último final de semana eram cópias idênticas de perguntas que caíram em simulado de um colégio de Fortaleza. "Quando digo idêntica não é equivalência de conteúdo, é uma cópia, uma fotografia mesmo", afirma o procurador.

Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem. Segundo o procurador, as questões do Enem que constavam no simulado eram: no 1º dia (prova amarela), 87,46,50,74,57,34,33,32; no 2º dia (prova amarela), 113,180, 141, 173 e 154.

O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário