quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Profile Stalkers: aplicativo malicioso do Facebook

A curiosidade de saber quais amigos visitaram os perfis pessoais no Facebook tem causando problemas aos usuários dessa rede social. O aplicativo Profile Stalkers promete revelar as dez pessoas que mais acessaram os profiles de amigos. Entretanto, trata-se na verdade de um tipo de Phishing Scam, ou seja, um golpe virtual que visa roubar dados pessoais, como senha, telefone, endereço etc.

Atraídos pelo aplicativo (aparentemente inocente) Profile Stalkers, as vítimas além de não terem acesso às informações sobre os acessos dos visitantes aos próprios perfis, ajudam a disseminar o Scam entre outros usuários do Facebook. Como? O Profile Stalkers publica uma imagem no perfil do usuário com referências a outros amigos da vítima e se espalha até mesmo entre quem não instalou o aplicativo. Outros usuários atraídos pela frase Who Views Your Profile podem se tornar novas vítimas e continuar espalhando o Scam.

Mas o que é um Phishing Scam e quais prejuízos ele traz para os usuários da Internet? Um Phishign Scam, Phishing ou Scam são fraudes on-line que buscam, em geral, roubar dados bancários ou outro tipo de informação pessoal da vítima. O usuário é geralmente enganado por algum disfarce atraente e levado a inserir dados particulares em uma página da web falsa ou a baixar um programa malicioso para o computador.

Os sites de relacionamentos são ambientes de fácil disseminação, uma vez que muitas vezes o remetente do conteúdo malicioso é uma pessoa conhecida e de confiança. Links de “amigos” indicando uma foto, por exemplo, são armas usadas pelos Scams para atrair as vítimas. Além disso, as redes sociais são alvos interessantes para os criminosos, pois intensificam as chances de contágio, uma vez que os links contaminados são de acesso público.

No caso do Profile Stalkers, o passo a passo para remover o aplicativo é simples:

Passo 1. Clique em Conta, na Barra de Menu do Facebook;

Passo 2. Clique em Configurações da Conta;

Passo 3. Clique em Aplicativos;

Passo 4. No aplicativo Profile Stalkers, clique em Editar;

Passo 5. Clique em Remover Aplicativo;



Passo 6. Após remover o aplicativo, verifique se o seu computador está contaminado. Utilize um antivírus e antispyware.

Antes que outros aplicativos maliciosos apareçam com a mesma promessa, é importante lembrar que, diferente do Orkut, é impossível saber que usuários visitaram os profiles no Facebook. Também não custa relembrar que, as redes sociais têm sido um alvo atraente para ataques de conteúdos mal-intencionados, mas os usuários devem estar atentos e protegidos tanto para sites de relacionamento e e-mails, quanto para outras situações de risco na Internet.

Para isso, evite revelar dados confidenciais através de links recebidos via e-mail, não clique em links ou baixe arquivos de remetentes desconhecidos. Outra dica é evitar acessar contas de banco em computadores públicos e ter instalado bons antivírus e antispywares para minimizar os riscos. Tenha instalado também um firewall para filtrar o tráfego de entrada e saída de dados entre o computador e a Internet.

Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário