quarta-feira, 31 de agosto de 2011

IBM cria maior HD do mundo

Tecnologia em desenvolvimento deverá suportar até 24 bilhões de
arquivos de MP3 com até 5 MB de tamanho.
A IBM desenvolveu o maior sistema de disco rígido do mundo, capaz de armazenar até 120 petabytes (equivalente a 120 milhões de gigabytes) de dados.

O sistema em RAID foi fabricado a pedido de um cliente da empresa, que pretende utilizá-lo com programas de simulação de fenômenos naturais. O dispositivo terá capacidade para armazenar até 24 bilhões de músicas em formato MP3, por exemplo.

Desenvolvido pelo laboratório de pesquisas Almaden da IBM na Califórnia, Estados Unidos, o sistema utiliza 200 mil discos rígidos comuns. Até então o maior HD do mundo possuía armazenagem de 15 petabytes.

De acordo com o site Technology Review, Bruce Hillsberg, representante da empresa, afirma que a tecnologia suporta até 1 trilhão de arquivos, sendo capaz de arquivar 24 bilhões de arquivos de MP3 com até 5 MB de tamanho.

Segundo a empresa, este tipo de HD será ideal no futuro para computadores que utilizam sistemas complexos para simulações. E caberá a IBM garantir que o sistema não apresente falhas e corrompa os arquivos por portar muitos discos rígidos.

“A IBM usa a tática de fazer várias cópias de um mesmo arquivo em discos diferentes para garantir que o sistema funcione, mesmo que um disco pare de funcionar”, explica Bruce Hillsberg, diretor do departamento de pesquisa de armazenamento de dados da IBM, em entrevista ao site Technology Review.

Segundo o Technology Review, apesar de não ser informado para quem ou para o quê exatamente o incrível processador foi desenvolvido, pesquisas nessa área ajudarão na criação de novas possibilidades e certamente também contribuirão para melhorias nos sistemas convencionais de computação, incluindo os PCs e demais dispositivos que usamos cotidianamente.

Um petabyte equivale a 1.000.000.000.000.000 bytes, ou 120 milhões de gigabytes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário