terça-feira, 24 de maio de 2011

Inscrições para Enem 2011 começaram

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarqia responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), informou as datas de inscrição para o exame deste ano: de 23 de maio, a partir de 10h até dia 10 de junho, às 23h59. A informação foi divulgada pela presidente do INEP, Malvina Tuttman, durante entrevista coletiva. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet.

As inscrições vão custar R$ 35. E, assim como nas outras edições, haverá isenção do pagamento da tarifa para alunos que terminam o ensino médio em rede pública. As provas deste ano serão nos dias 22 e 23 de outubro.

A presidente do Inep informou também que a partir do próximo ano serão aplicadas pelo menos duas versões do ENEM ao longo do calendário acadêmico, uma em cada semestre. A primeira prova de 2012 já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. Segundo Malvina, uma nova portaria obriga que a data da próxima prova seja publicada no edital da edição anterior. "Apesar do custo da confecção de duas provas ao ano, vale a pena investir nos jovens e dar oportunidades para que eles possam crescer”, destacou.

Algumas regras para aplicação da prova também mudaram. A principal delas é a que obriga os estudantes a deixarem celulares, relógios e quaisquer aparelhos eletrônicos dentro de bolsas plásticas que serão lacradas logo na entrada das salas, diminuindo assim a possibilidade de vazamento de informações.

Em entrevista coletiva, Malvina destacou a importância do ENEM para o estudante do Ensino Médio. Além de ser obrigatório para a participação para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), também é pré-requisito para o Fies (Financiamento Estudantil) e para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Dada a seriedade do exame, a presidente enfatiza a preocupação do Inep com a segurança de todas as etapas do programa. Segundo ela, o Inep fez diversas reuniões para encontrar maneiras eficientes de proteger a integridade do conteúdo da prova. Entre as melhoras, a presidente destacou a criação do "Grupo de Operações de Logística", equipe responsável por controlar e vigiar as operações de impressão e distribuição das provas.

Além disso, foi anunciada a contratação de uma empresa privada para trabalhar em conjunto com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) na gestão do controle de qualidade de todos os processos do ENEM, desde a inscrição no exame até a divulgação dos resultados. O controle e a segurança também serão feitos com o apoio dos Correios, Polícia Federal, Exército e Marinha e Secretarias de Segurança Pública de cada estado.

Próximos anos

Em 2012, pela primeira vez, o Enem terá duas edições. Ao contrário do que foi antecipado pelo MEC na semana passada, a primeira etapa não será em maio, ela está confirmada para 28 e 29 de abril. Já a segunda dependerá da data das eleições municipais, visto que a maioria dos locais de votação são salas de aulas. A presidente do Inep não descartou a possibilidade de nos próximos anos, a partir de 2013, o Enem ter mais edições anualmente.

Para fazer a sua inscrição, acompanhar ou saber mais sobre o ENEM 2011 acesse: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário