segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple supera Google e se transforma na marca mais valiosa no mundo

Sucesso de produtos como o iPad fez valor da marca Apple crescer


Após quatro anos de domínio do Google, a Apple alcançou o topo do ranking de marcas mais valiosas do mundo. Conforme o BrandZ Top100, feito pela consultoria Millward Brown, a marca de Steve Jobs vale 153 bilhões de dólares, contra 111 bilhões da gigante de buscas. A Apple aumentou o valor de sua marca em 859%, superando os R$ 245 bilhões (US$ 153 bilhões) desde 2006, o primeiro ano de divulgação do ranking, chamado BrandZ Top100. 

O valor de mercado da Apple é de R$ 511 bilhões (US$ 319,4 bilhões), quase cinco vezes mais que em 2006, frente aos R$ 275 bilhões (US$ 172,4 bilhões) de capitalização do Google. A Apple cresceu em ritmo comparável à capitalização da empresa que liderou a renovação do mercado de aparelhos móveis, com seu iPhone e seu Ipad, tanto entre o público geral como entre as empresas. Só no ano passado, o crescimento foi de 84%, enquanto o Google recuou 2%.

Outras quatro empresas de tecnologia aparecem entre as dez marcas mais valiosas: a IBM, em terceiro, com valor de marca estimado em 101 milhões; a Microsoft, em quinto, com 78 milhões; a AT&T, com 70 milhões; e a China Mobile, com 57 milhões.

O índice BrandZ leva em conta a contribuição do prestígio da marca para o faturamento da empresa, sua estimativa de crescimento, a percepção do consumidor, entre outros fatores. Confira abaixo o ranking das 10 marcas mais valiosas:

1) Apple - US$ 153,3 bilhões
2) Google - US$ 111,5 bilhões
3) IBM - US$ 100,8 bilhões
4) McDonald’s - US$ 81,0 bilhões
5) Microsoft - US$ 78,2 bilhões
6) Coca-Cola - US$ 73,8 bilhões
7) AT&T - US$ 69,9 bilhões
8) Marlboro - US$ 67,5 bilhões
9) China Mobile - US$ 57,3 bilhões
10) GE - US$ 50,3 bilhões

Nenhum comentário:

Postar um comentário