Nesta quarta-feira (6), a novidade foi revelada: chamadas com vídeo entre membros da rede social, um recurso desenvolvido em conjunto com o Skype. O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, durante uma conferência de imprensa realizada na sede da empresa, em Palo Alto, EUA.
Zuckerberg, que começou a apresentação aparentando um pouco de nervosismo, fez grandes loas ao acordo entre Facebook e Skype, destacando ser um negócio entre a empresa número um em rede sociais com a número um em chamadas de vídeo.
O Facebook introduziu um botão de 'chamada', no qual os utilizadores podem clicar para activar a funcionalidade. "A nova experiência de chamada vídeo é muito similar com a oferta inicial do Skype", escreve o Daily Telegraph.
"Pensamos que se trata de uma parceria fantástica. Estamos a usar a melhor tecnologia de chat vídeo na melhor infraestrutura social", afirmou Zuckerberg, adiantando que, para já, as vídeo-chamadas só podem ser feitas entre duas pessoas, mas que no futuro a funcionalidade poderá juntar grupos de pessoas.
O Skype pode ganhar mais visibilidade com o negócio, mas não ficou claro o que exatamente a empresa fará para se beneficiar dele. Quando questionados sobre isso, Zuckerberg e Tony Bates, executivo-chefe do Skype, não entraram em detalhes.
O Facebook ainda apresentou outros dois recursos no evento: conversas em grupo e novo design para conversas.
No bate-papo em grupo, o usuário poderá incluir tanto quem estiver on-line quanto quem estiver off-line. Quando a pessoa que não participou da conversa se conectar à rede, verá todo o histórico.
O novo design ajusta automaticamente a interface de chat de acordo com o tamanho da janela do navegador. Quando ela for larga o suficiente, a lista de amigos para bate-papo aparecerá como uma barra lateral.
O Facebook começa a oferecer os novos recursos a partir de hoje, mas somente para alguns usuários. A novidade será espalhada de maneira viral: assim que um usuário sem o serviço receber uma chamada, ele passará a ter acesso às funcionalidades.
CUTUCADAS NO GOOGLE
Durante a apresentação, houve algumas cutucadas sutis no Google, que recentemente lançou um novo projeto de rede social, o Google+.
Zuckerberg soltou frases como "[Integrando os serviços de outras empresas], nós sempre vamos fazer melhor do que companhias que tentam fazer tudo sozinhas" e "Nós vamos usar a melhor tecnologia que existe".
Quando falava sobre as videochamadas, o engenheiro de software do Facebook Philip Su fez questão de mencionar que o recurso é disponibilizado "em uma rede social que já tem todos os seus amigos" e que, por isso, não é necessário criar "contas separadas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário