quarta-feira, 15 de junho de 2011

Greve dos Motoristas e Cobradores de Ônibus


Paradas lotadas e gente reclamando da falta de transporte tem todo dia. Embora este seja o cenário habitual, o problema se agravou na manhã desta quarta-feira (15), por causa da greve dos motoristas e cobradores de ônibus, iniciada à meia-noite da terça (14). Segundo a categoria, a paralisação vai durar 24 horas. Os manifestantes reivindicam melhores salários - pedem um aumento de 22% e os patrões ofereceram apenas 5%. Além do reajuste, a categoria também pede a redução da carga horária de trabalho de sete para seis horas. No começo da noite da terça-feira, cerca de 150 motoristas participaram de um protesto, que começou com caminhada na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), na Agamenon, indo até a avenida Guararapes, no Centro.

De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Manoel Marinho), cerca de 80% dos ônibus estão circulando. “A gente está agora com cerca de 1200 veículos, quando deveríamos estar com 1500. Algumas linhas que são mais carregadas, como Joana Bezerra/PE-15 e PE-15/Boa Viagem, deveriam estar com 15 e estão com sete”, diz. Ele, no entanto, admitiu que os veículos deixaram a garagem com atraso e recomendou: "Se não tiver realmente que sair, melhor ficar em casa", disse, em entrevista esta manhã à Rede Globo.

Os recifenses estão precisando exercitar um pouco mais a paciência. Apesar do Grande Recife Consórcio de Transporte garantir que apenas 20% dos operadores aderiram à paralisação, os usuários de transporte coletivo estão esperando mais do que o comum pelos ônibus, que estão saindo com atraso dos terminais, além de bastante cheios. O fluxo de veículos nas ruas também é maior, prova que muitos optaram por fugir dos transtornos nos coletivos. A chamada para táxis também é grande, e o tempo mínimo de espera é de 40 minutos. Por causa de tantos carros particulares, o tráfego tem fluido mais lento do que o usual na capital pernambucana no início da manhã.

Marinho também admitiu que há problemas nas linhas de Olinda, Curado, Totó e de Boa Viagem. A solução, segundo ele, será transferir veículos de operadoras de outras áreas para locais onde está se registrando falta de coletivos.

Por causa da paralisação dos serviços de transporte, em função da greve de advertência deflagrada por 24h desde as 0h desta quarta-feira (15), o Grande Recife Consórcio de Transporte anuncia que manterá equipes de fiscalização nas ruas. O objetivo do órgão é garantir que os motoristas e cobradores que desejem trabalhar possam fazê-lo.

Diariamente, o fluxo de pessoas que utilizam ônibus no Grande Recife é de aproximadamente 1,8 milhão pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário