segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Por que o Facebook ainda não tem um botão para "não curtir"?

Em sua última conferência oficial, o Facebook anunciou mudanças para o site, no qual outros desenvolvedores poderiam contribuir com sugestões. Ao invés de se limitar ao "curtir" ("like", em inglês) de uma página ou post, a empresa revelou que seria possível implementar qualquer nova função relacionada ao botão "like". Isso significa poder "assistir" a filmes, "cozinhar" receitas ou "caminhar" por uma trilha e compartilhar essas e outras opções com os demais.

Porém, o Facebook resolveu não se manifestar mais sobre o assunto, e decidiu não abrir a criação de funções personalizadas por desenvolvedores.

De acordo com o site Mashable, o silêncio da companhia se resume a dinheiro. Por se tratar de uma ferramenta não só de entretenimento, mas de marketing também, o site se tornou um dos mais visíveis do mundo. Muitas marcas aderiram à página para criar fan pages, onde clientes, parceiros e outros usuários podem registrar sua opinião.

Mas, ao mesmo tempo que empresas iriam incentivar os membros do site a visitarem sua página, também poderiam sugerir o "dislike" para companhias concorrentes. Até aí, não há nenhuma política do Facebook que proiba essa prática, mas não seria nada favorável para outras empresas, que hoje são a maior parte de financiamento da rede social.

Se por um lado estão as empresas, por outro estão os usuários. Alguns deles podem não se sentir confortáveis diante de uma atualização e, assim, criar um ambiente hostil no site. A maior preocupação seria a de cyber-bullying entre os internautas. Em contrapartida, o "não curtir" é uma das atualizações mais esperadas pelos membros da rede social, havendo até uma página em prol da criação do botão, ironicamente, com mais de 3 milhões de likes.

Quem não quiser esperar, pode baixar uma extensão gratuita disponível para Firefox, Chrome e Safari que instala automaticamente a função "dislike" no Facebook. Para baixar, clique aqui.

Fonte: Olhar Digital

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Procuradoria pedirá suspensão do Enem 2011 por suposto vazamento

Uma escola particular de Fortaleza teria aplicado um simulado com 13 questões idênticas às do exame antes da realização da prova

O Ministério Público Federal do Ceará solicitou a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, após indícios de que estudantes de Fortaleza tiveram acesso a questões antes do exame. Segundo o procurador, treze questões do exame aplicado no último final de semana eram cópias idênticas de perguntas que caíram em simulado de um colégio de Fortaleza. "Quando digo idêntica não é equivalência de conteúdo, é uma cópia, uma fotografia mesmo", afirma o procurador.

Os indícios de vazamento das questões começaram a circular em redes sociais na noite desta terça-feira (25). Mais de 5 milhões de candidatos se inscreveram no Enem. Segundo o procurador, as questões do Enem que constavam no simulado eram: no 1º dia (prova amarela), 87,46,50,74,57,34,33,32; no 2º dia (prova amarela), 113,180, 141, 173 e 154.

O procurador disse que notificará o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (instituto do governo federal responsável pelo Enem). Caso o pedido não seja aceito, tentará suspender o exame na Justiça.

O MEC declarou, via assessoria de imprensa, que acionou na manhã desta quarta-feira a Polícia Federal para investigar o caso.

A prova do Enem é usada para a classificação dos candidatos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferecerá ao menos 87 mil vagas nas universidades federais para o próximo ano.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Confira o gabarito oficial do Enem 2011

O Instituto Nacional do Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divugou nesta terça-feira o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Confira as alternativas corretas:

1º dia:
Prova Azul
Prova Amarela
Prova Rosa
Prova Branca

2º dia:
Prova Azul
Prova Amarela
Proca Rosa
Prova Cinza

O Enem 2011 foi aplicado neste final de semana para mais de 5 milhões de candidatos. No sábado, os participantes responderam a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo, foi a vez de testarem seus conhecimentos em liguagens e matemática, além de uma redação, cujo tema foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e privado".

É importante ressaltar que o número de acertos não define a nota final do participante porque o Enem é elaborado a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo complexo de avaliação que dá pesos diferentes às questões de acordo com o grau de dificuldade de cada uma delas. Portanto, o número de acertos serve apenas como um indicativo do desempenho dos participantes no exame. A nota final só poderá ser conhecida no dia 4 de janeiro, quando o Inep divulgar os desempenhos individuais.

Neste ano, o Inep registrou abstenção média de 26,4%, nos dois dias de avaliação, ou seja, 1.416.912 candidatos não fizeram as provas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o percentual foi menor do que a média do ano passado, de 28%. A abstenção do domingo foi de 27,6%; e a do sábado, 25,2%. A ausência desses estudantes custou 61 milhões de reais aos cofres públicos.

Segundo o MEC, não houve incidentes durante a realização das provas. Apesar da afirmação, várias ocorrências foram registradas. No sábado, um jornalista conseguiu se credenciar, instantes antes do exame, como fiscal da avaliação - a promessa do Inep é que esses seriam profissionais previamente selecionados e treinados. No domingo, o tema da redação vazou na internet menos de uma hora após o início da prova, ou seja, antes mesmo que os participantes pudessem deixar as salas de avaliação. A assessoria do Inep minimizou o caso dizendo que o vazamento ocorreu depois da entrega das provas e que, portanto, não causou prejuízos aos candidatos.

No domingo, o MEC eliminou três candidatos que faziam as provas. Eles acessaram o Twitter pelo celular dentro da sala de realização do exame. Os fiscais viram que os estudantes estavam usando o celular e retiraram os candidatos da sala. Os casos ocorreram em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA).

No sábado, primeiro dia de provas, oito participantes foram eliminados porque acessaram o Twitter. O Inep, que monitorou o microblog em busca de candidatos infratores, identificou os casos em Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Rio de Janeiro (RJ), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP).

Fonte: VEJA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Mercado de TI: Fique por dentro das carreiras mais quentes do momento

Lenta mas consistentemente, muitas empresas dos EUA estão voltando a investir na contratação de profissionais de TI para reforçar o crescimento dos negócios no próximo ano. Quase 29% dos 353 executivos de TI entrevistados disseram que planejam aumentar sua equipe. Um crescimento de 23% em comparação ao estudo de 2010. Ou de 45%, se comparado às expectativas de contratação nos últimos dois anos.

E quais são os profissionais mais procurados? Os entrevistados disseram que essas nove habilidades estão em alta.

1. Programação e Desenvolvimento de Aplicativos - 61% disseram ter planos de contratar nos próximos 12 meses, ante 44% na pesquisa de 2010. Este salto de um ano para o outro não chega a surpreender, segundo John Reed, diretor-executivo da empresa de recrutamento e seleção Robert Half. "Desenvolvimento web continua a ser muito forte", diz ele. Mas cresceu também a procura por desenvolvedores de tecnologias móveis que possam melhorar o acesso dos clientes à empresa via smartphones.

2. Gestão de projetos - 44% têm plano de contratar nos próximos 12 meses, ante 43% na pesquisa de 2010. Grandes projetos precisam de gerentes, mas eles também precisam de analistas de negócios que possam identificar as necessidades dos usuários e traduzi-las para os funcionários de TI. "A demanda tem sido mais para analistas de negócios do que para os gerentes de projetos", diz Reed - em outras palavras, aqueles que podem ajudar a entregar os projetos em vez de meramente supervisioná-los e monitorá-los.

3. Help Desk / Suporte Técnico - 35% pretendem contratar nos próximos 12 meses, ante 43% na pesquisa de 2010. Enquanto a tecnologia for usada no local de trabalho, haverá a necessidade de funcionários de apoio, sejam eles internos ou remotos. E os sistemas operacionais móveis "estão acrescentando uma nova dimensão ao help desk e ao suporte técnico", diz David Foote, CEO da consultoria Foote Partners.

4. Networking - 35% planejam contratar nos próximos 12 meses, ante 38% na pesquisa de 2010. Segundo a Robert Half, a demanda por profissionais de TI com habilidades de rede continuará em alta nos próximos trimestres. Essa demanda tem sido alimentada, em parte, pela virtualização e projetos de computação em nuvem. Quanto a certificações, nesse segmento, especificamente, elas são importantes, mas "não estão dirigindo o mercado".

5. Business Intelligence - 23% devem contratar nos próximos 12 meses, acima de 13% na pesquisa de 2010. O pequeno aumento indica uma mudança do foco na redução de custos para o investimento em tecnologias que forneçam acesso a dados em tempo real, melhorando a tomada de decisões de negócios. Tem apenas um problema: o custo do profissional qualificado. Em países como o Brasil ele é muito alto.

6. Data Center - 18% vão contratar nos próximos 12 meses, ante 21% na pesquisa de 2010. Como na área de redes, as operações de data center também estão sendo impactadas pela virtualização das organizações e as estratégias de nuvem. Em particular, aumentou a demanda por profissionais de TI com experiência em operações de data center e integração de sistemas. Além disso, as exigências de ter dados disponíveis para alcançar os níveis de garantia de serviços de TI enfatizam a necessidade de pessoas especialistas em recuperação de desastres e continuidade de negócios. As empresas precisam garantir que os sistemas vão estar disponíveis quando os usuários precisarem deles.

7. Web 2.0 - 18% pretendem contratar nos próximos 12 meses, ante 17% na pesquisa de 2010. Habilidades técnicas centradas em torno das mídias sociais permanecem com alta demanda, hoje, com indústrias procurando formas de integrar as tecnologias Web 2.0 em suas infraestrutura. Profissionais que dominem .Net, AJAX e PHP, bem como HTML, XML, CSS, Flash e Javascript, entre outros,estão entre os mais procurados.

8. Segurança - 17% vão contratar nos próximos 12 meses, ante 32% na pesquisa de 2010. A queda de um ano pode ser surpreendente, dado que as ameaças de segurança da informação foram crescentes este ano, mas a segurança é uma preocupação para muitas organizações, especialmente aqueles que estão considerando a computação em nuvem como parte de suas estratégias de TI, diz Reed.

9. Telecomunicações - 9% têm planos de contratar nos próximos 12 meses, contra 17% na pesquisa de 2010.

Fonte: IDG Now

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nokia inicia pré-venda do N9 por R$ 1.699,00

Smartphone tem tela de 3,9", câmera de 8MP e usa sistema Meego, que será abandonado pela fabricante. Aparelho chega ao Brasil em novembro com modelo de 16GB

A Nokia anunciou o início da pré-venda de seu smartphone N9 a partir da última sexta-feira (14), no mercado brasileiro. O aparelho possui tela de 3,9 polegadas, câmera de 8MP com foco automático e lente Carl Zeiss, grava vídeo em HD, tem tecnologia NFC (Near Field Communication, que permite a troca de dados entre aparelhos simplesmente colocando um próximo ao outro), além de ser o primeiro smartphone, segundo a fabricante, com tecnologia Dolby Digital Plus e fonesde ouvido Dolby.

O smartphone usa o sistema Meego, desenvolvido em conjunto com a Intel, que infelizmente será abandonado em breve: a Nokia firmou um acordo com a Microsoft e passará a usar o Windows Phone 7 em seus próximos aparelhos.

O N9 chega ao Brasil no modelo de 16GB e terá preço sugerido de R$1699, que pode ser parcelado em até 10 vezes sem juros em lojas online ou nas lojas da Nokia no Brasil. Mas na loja online só é possível comprar o modelo na cor preta – as versões nas cores rosa e azul serão exclusivas das lojas Nokia, presentes no Barra Shopping e Norte Shopping (no RJ), Shopping Eldorado (em SP) e BH Shopping (em Belo Horizonte).

De acordo com a assessoria da Nokia, o N9 ainda não tem uma data de lançamento específica no Brasil, mas deve chegar no próximo mês de novembro, já que o prazo de entrega para o produto é de 30 dias úteis.

Novo smartphone da Nokia chega ao Brasil com preços a partir de 1.699 reais

Fonte: PCWORLD

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Frigobar controlado por iPhone lança cervejas na sua direção

O Beer Me é a prova de que os nerds também gostam de uma cervejinha, e fazem de tudo para apreciá-la da forma mais confortável possível. O geek boêmio Ryan Rusnak, inventor do frigobar dos sonhos, é capaz de controlar o mini refrigerador com o seu iPhone e utilizar o canhão de ar embutido para lançar as latas de cerveja em sua direção.

Ryan teve a brilhante ideia de criar um "ajudante" ao constatar que gastava muito tempo indo buscar as latinhas. A máquina, composta basicamente por um velho refrigerador, um canhão de ar de 45 PSI, uma câmera e uma placa controladora integrada ao app para iPhone, custou aproximadamente U$ 400 e foi construída em dois dias.

Com o aplicativo especialmente desenvolvido para o Beer-o-Bot, o sedento nerd pode utilizar o seu iPhone para escolher entre quatro opções de cerveja, definir sua temperatura e mirar onde quer que a latinha seja lançada - graças ao delay de três segundos, ainda dá tempo de largar o iPhone e não ser alvejado por uma lata de cerveja voadora.

Obviamente, a invenção não deu certo logo de cara. Em um dos seus primeiros testes, Ryan exagerou um pouquinho na pressão e acabou mandando as latas de cerveja para o teto de sua garagem. Em outra ocasião, uma das lâmpadas do cômodo foi atingida.

Agora, no entanto, ele parece finalmente ter conseguido regular o canhão de cerveja. Veja abaixo um vídeo do Beer Me em fucionamento:






Para os interessados (e corajosos), Ryan Rusnak disponibilizou um guia com o complexo passo a passo para a construção do Personal Beer Robot. A comodidade pode até compensar, mas não deve ser nada legal levar um banho de espuma caso a lata faça uma viagem turbulenta até as suas mãos.

Fonte: techtudo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cuidados essenciais: como evitar riscos para crianças na internet

Um estudo feito pela empresa de segurança Norton no ano passado já dá uma dimensão do problema: 62% das crianças e jovens que acessaram a internet no mundo tiveram pelo menos uma experiência negativa on-line.

A pesquisa, que ouviu 2.800 jovens de 8 a 17 anos em 14 países, mostra que 41% receberam convites de amizade por parte de desconhecidos em redes sociais, 33% baixaram pragas virtuais, 25% viram imagens de nudez ou violência e 10% foram convidados para encontros no mundo real.

Fica claro que, com o primeiro computador. surgem mais responsabilidades para os pais. Nas mãos da criançada, o equipamento pode ser uma janela para problemas.

Outro levantamento, divulgado ontem pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostra que 21% dos pais ou responsáveis por crianças de entre cinco e nove anos não controlam nem restringem o que elas fazem na rede.

O estudo, feito nas cinco regiões do Brasil, em áreas urbanas e rurais, mostra que 40% orientam os filhos sobre o uso da web, enquanto 15% bloqueiam sites impróprios.

O tema merece bastante atenção. A Norton mostrou que as crianças brasileiras são as que mais passam tempo on-line. Na média, são 18,3 horas por semana, deixando para trás países como Alemanha e EUA. 

Muitas são as fontes de perigos. O contato com o conteúdo impróprio, como violência e pornografia, talvez seja a mais conhecida delas. Uma pesquisa da Kaspersky, publicada no ano passado, mostrou que a cada minuto existem 3.000 tentativas de acesso a conteúdo pornográfico por parte de menores.

Já blogs e redes sociais potencializam o contato com estranhos e a publicação de dados pessoais. Em um estudo com 875 jovens brasileiros, a ONG Safernet mostrou que 73% deles compartilharam fotos e 80% revelaram o nome.


CIBERVÍCIO

Outros dois problemas podem ser o ciberbullying e o vício em internet.

Ainda segundo a Safernet, 38% das crianças sofreram ciberbullying. Ou seja, foram alvo de humilhações e ataques na internet promovidos por gente próxima, quase sempre colegas de escola.

Já a dependência em relação à rede é um problema que ataca cerca de 10% dos internautas de todo o mundo, estima Cristiano Nabuco, psicólogo que coordena um grupo do Hospital das Clínicas que trata dependentes da web.

Com a expansão do mercado móvel, mais uma frente de batalha surgiu para os pais: as compras indevidas em lojas de aplicativos.

Em fevereiro deste ano, a FTC, agência que protege os consumidores dos EUA, decidiu investigar a App Store depois de receber reclamações por parte de pais furiosos com compras acidentais.

Para combater tudo isso, não adianta só instalar um antivírus no computador. É necessário conversar e ouvir a criança, botar a mão na massa e navegar com ela.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: FOLHA

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Como Habilitar a Timeline do Facebook

Notícia sobre timeline para lá, notícia sobre open graph para cá e muita gente se perguntando: mas como  faço para habilitar a Timeline? Bom, na verdade, o Facebook disponibilizou apenas a novidade para desenvolvedores. Usuários padrões podem se inscrever em facebook.com/about/timeline e clicar em Sign Up. Dessa forma, você entra na fila de espera para receber o convite.


Agora, se você não aguenta esperar, disponibilizamos os passos para você poder habilitar a Timeline agora mesmo. Vamos lá:

1 – Primeiro vá à página Desenvolvedores, ou Developer em inglês. Se você ainda não tiver feito isso, terá que dar permissão ao aplicativo.

2 – Depois de dar a permissão, clique em Criar novo app.

3 – Você precisará dar um nome ao aplicativo. Tanto em App Display Name quanto em App Namespace, este com letras minúsculas e mais de 7 caracteres.

Aviso: se você ainda não validou sua conta do Facebook com um número de celular, terá que fazer isso. O próprio Facebook pedirá que você insira um número válido com DDI e DDD. Ex: 5521xxxxxxxx. Faça isso e receberá um SMS no celular com uma senha. Insira a senha onde o Facebook indicar e sua conta estará validada.


4 – Feito isso, seu aplicativo estará criado. Se tudo deu certo, você estará vendo a tela de edição do aplicativo. Clique em Open Graph e a seguir em Get Started.


Aviso: se o campo “App Namespace”, na página de edição, não estiver preenchido, essa página não aparecerá. Mas basta ler com calma e o próprio Facebook o fará incluir as informações.

5 – Na página do Open Graph, preencha os dois campos com ações. Exemplo: (quero que meus usuários) assistam+filmes, leiam+livros etc.

6 – Feito isso você verá a tela seguinte com três passos de configuração para as ações do aplicativo. Coloque qualquer informação, mas preencha os campos, mesmo que com a palavra “teste”.

7 – Depois de avançar pelos três passos, você verá a tela de confirmação, o que significa que você já terá se tornado um “desenvolvedor” Facebook.

8 – Agora, dê sign out e faça login novamente em sua conta do Facebook e pronto. Você verá um convite em sua página principal convidando-o a publicar sua nova timeline. Pode ser que esse convite demore. No entanto, os passos são bem simples.


FONTE: TechTudo

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Adidas lança chuteira inteligente

O futebol é um esporte que, cada vez mais, necessita de jogadores ágeis, e a necessidade de velocidade nunca foi tão grande. Então, todos os clubes gostariam de ter, além de seus enormes estádios e grandes estrelas no time, estatísticas dos movimentos de cada jogador da equipe durante os 90 minutos de jogo. 

Pensando nisso, a Adidas está lançando uma chuteira inteligente: a adizero f50 miCoach, que possui espaço para dispositivo de rastreamento, uma cavidade na sola que abriga o miCoach speed_cell.

Imagem: Engadget

Levando tecnologia pra dentro de campo, o chip captura o movimento de 360° e as medidas de desempenho, incluindo a velocidade, velocidade média (registrado a cada segundo), velocidade máxima (registrado a cada cinco segundos), quantidade de arranques, distância em níveis de alta intensidade, os passos, as taxas de passadas e avanços e o tempo.

Compartilhar

Com a tecnologia miCoach (um gadget que faz as vezes de personal trainer)o adizero f50 armazena na memória do chip as estatísticas obtidas durante o jogo ou treino por até sete horas, que depois podem ser tranferidas, por Wi-Fi ou USB, para qualquer dispositivo.

Ou seja, agora quem joga poderá compartilhar online os dados da partida com os amigos pelo Facebook, e compará-los até com os de jogadores profissionais como Lionel Messi, Gareth Bale e Emmanuel Adebayor, por exemplo.

O vice-presidente da Futebol Global, Markus Baumann afirmou que eles trabalharam para desenvolver uma chuteira com um cérebro por algum tempo, e o que eles produziram irá revolucionar a indústria do futebol. Para Baumann, o que faz da chuteira algo original é que, pela primeira vez, você será capaz de comparar-se com alguns dos melhores jogadores do mundo.

Outra novidade é que, segundo a marca do calçado, em 2012 será possível jogar futebol online usando as próprias habilidades reais, captadas pela chuteira com o miCoach. A chuteira high tech estará disponível no mercado em todo o mundo a partir de novembro por US$330,00.


Fonte: Engadget

Futebol terá validador de gols em 2013


A tecnologia para determinar se uma bola entrou ou não no gol só deve ser implementada no futebol a partir de 2013.

O Campeonato Inglês esperava poder contar com cinco tipos do sistema em agosto de 2012, mas um membro da International Board revelou nesta quarta-feira que os testes de nove aparelhos ainda começarão a ser realizados, o que derrubou a previsão inicial.

"Acho que está muito tarde para acontecer na temporada 2012/2013. Acho que será em 2013/2014 porque é preciso um grande processo para tomar uma decisão capital como essa, para qualquer liga ou competição que quiser aplicar", disse o membro da International Board e secretário-geral da Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), Alex Horne.

Os testes acontecerão em estádios pela Europa que não estiverem recebendo partidas, o que fará com que nenhum sistema possa ser aprovado antes de julho do ano que vem. A International Board, que se reuniu na última terça para discutir o assunto, já testou outras nove tecnologias, mas elas não atingiram o resultado esperado.

"Há uma fase de testes que vai acontecer até março que vai estabelecer em princípios básicos se a tecnologia pode atingir um aproveitamento razoável, de 90, 99, talvez 100%", afirmou Horne. "Uma vez que isso for feito, haverá uma segunda fase de testes em condições adversas. Se pudermos ter certeza de que a tecnologia consegue funcionar em todas as condições, então ela será boa o suficiente", completou.

Se tudo ocorrer dentro do planejado, partidas do Campeonato Inglês na temporada 2013/2014 já deverão acontecer com o uso dessa tecnologia. A intenção da International Board é que a escolha do sistema aconteça o mais rápido possível, já que a entidade e a Fifa esperam adotá-lo já na próxima Copa do Mundo, em 2014, no Brasil.

Fonte: INFO

Como em um helicóptero: Google Maps agora permite sobrevoar rota em 3D

Com a nova integração com o Google Earth, o internauta pode pausar o voo e acessar fotos e informações com geolocalização.

O Google Maps incluiu um recurso que permite que o internauta sobrevoe a rota escolhida, como uma animação em 3D da visão de um pássaro, e não importa se você programou o caminho de carro, transporte público ou a pé. O serviço, lançado na última sexta-feira (30/09), adicionou um botão “3D” próximo à caixa de endereços.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos e ainda não foram divulgadas informações sobre a chegada no serviço a outros países.

Para usar o recurso, o internauta deve clicar em “Get directions” e inserir seu ponto de partida e destino. Ao pressionar o botão, a visualização 2D do mapa passa para 3D na versão web do Google Earth. O site poderá renderizar elevações como prédios, montanhas e vales enquanto o Google leva você pela rota que programou.

É possível pausar o sobrevoo clicando em qualquer lugar do mapa ou no botão no canto inferior esquerdo da tela. Enquanto a imagem estiver pausada, o usuário pode explorar os arredores do local em 3D clicando e arrastando o mapa.

Por exemplo, é possível dar um tempo no seu passeio de helicóptero e clicar em fotos, vídeos do Youtube ou até mesmo artigos da Wikipedia com geolocalização durante a sua rota. Para retomar a “viagem”, basta clicar no botão inferior esquerdo da tela novamente. 

Veja as fotos no blog do Google de um passeio na Califórnia

Fonte: PC World