quinta-feira, 31 de março de 2011

Brasileiro cria aplicativo que migra fotos do Orkut para o Facebook

Com a quantidade cada vez maior de brasileiros passando a usar o Facebook, maior rede social do mundo, o empresário e arquiteto de software curitibano, Rafael Zanoni, resolveu dar uma ajuda no processo de migração de quem já tem conta no Orkut, site predileto dos brasileiros. Zanoni criou o aplicativo "MigraKut" que, uma vez instalado no Facebook, consegue transferir os álbuns do Orkut para a rede social criada por Mark Zuckerberg.


O que o aplicativo faz é uma simples cópia de uma rede para outra, sem apagar as imagens originais. Na página oficial do serviço existe uma explicação passo a passo de como fazer para efetuar a migração e ainda há uma observação alertando que nenhuma informação confidencial do Orkut ficará em posse da ferramenta ou de seu criador.
O MigraKut é gratuito e pode ser usado quantas vezes o usuário quiser, sem limite. O serviço pode ser encontrado no endereço apps.facebook.com/migrakut.

 Passo a passo para transferir fotos e álbuns do Orkut para o Facebook (Foto: Reprodução)

Por G1

Facebook supera metade do número de visitantes do Orkut no Brasil

O Facebook, maior rede social do mundo, atingiu uma marca importante em fevereiro de 2011. No segundo mês do ano, o site teve 17,92 milhões de visitantes únicos no Brasil, e pela primeira vez superou a metade dos acessos do líder Orkut, do Google. A rede preferida dos brasileiros fechou o mês com 32,41 milhões de acessos, segundo dados publicados na edição desta quinta-feira (31) do jornal "O Estado de S. Paulo".
O Facebook terminou 2010 com 12,3 milhões de visitantes únicos, com crescimento de 45,5% no ano. Nos últimos seis meses, a audiência do site criado pelo americano Mark Zuckerberg disparou 65,7% no país. No mesmo período, o Orkut cresceu 2,85%.
A ComScore mede a audiência com base em usuários com mais de 6 anos. A companhia leva em conta acesso doméstico e corporativo, em empresas. Foram avaliados dados de 45,23 milhões de usuários.
Em julho de 2010, o Facebook atingiu a marca de 500 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, número cinco vezes maior que os 100 milhões de cadastros no Orkut. O site do Google segue como o mais popular em apenas dois países: Brasil e Índia.

Por G1

quarta-feira, 30 de março de 2011

Corrija textos no IE9

Embora o Internet Explorer não tenha um ecossistema de extensões como o Chrome e o Firefox, ele também tem utilitários muito bons. Neste tutorial do BABOO, vamos conhecer o gratuito Speckie, que literalmente permite corrigir textos digitados dentro de sites.

01. Quando você abrir o Internet Explorer 9 pela primeira vez após a instalação, uma janela de confirmação sobre o Speckie é exibida. Clique em Habilitar para permitir o funcionamento do complemento e reinicie o Internet Explorer.


02. Agora basta digitar qualquer texto dentro de um site para o Speckie entrar em ação. Uma palavra digitada de forma errada já é destacada. Basta clicar com o botão direito do mouse na palavra e escolher a sugestão dada ou clicar em Adicionar ao Dicionário. Mas primeiramente, vamos adicionar o dicionário em português, entrando em Dicionários > Obtenha mais dicionários.


03. Há vários dicionários disponíveis; basta fazer o download e executar o arquivo referente ao dicionário em português brasileiro.


04. Agora, basta escolher o dicionário correto pelo menu do Speckie.


Por BABOO

Estágio: Governo de SP seleciona para 168 vagas em TI

O Governo do Estado de São Paulo está com vagas abertas para 746 vagas de estágio em diversos órgãos e repartições, dos quais 168 são para estudantes de Informática em nível de Ensino Superior, Educação Profissional e Ensino Médio.

A seleção está a cargo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo, ligada à Secretaria de Gestão Pública do Estado. As vagas são para estágio em órgãos e entidades da administração pública estadual em diversas cidades de São Paulo.

Os candidatos serão escolhidos por meio de seleção pública. As inscrições já estão abertas e terminam em 12 de abril às 18 horas. A prova de seleção está agendada para 15 de maio, às 13 horas. A taxa de inscrição é de 15 reais.

O site para informações e inscrição é o estagio.sp.gov.br

Por Idg Now

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bloqueie publicidades no Firefox

Alguns tipos de publicidade na Internet estão cada vez mais invasivas, atrapalhando a navegação dos sites. Existem vários softwares bloqueadores de publicidades que conseguem fazer boas filtragens. Neste tutorial do BABOO, vamos conhecer a extensão Adblock Plus para o Firefox, que faz este trabalho com um alto nível de personalização.

Dentro do navegador, acesse o Menu Firefox > Complementos.


Em Adicionar, faça a busca pela extensão Adblock Plus em Complementos disponíveis e clique no respectivo botão Instalar. Siga os procedimentos de instalação e reinicie o navegador.


Quando o Adblock Plus é usado pela primeira vez, ele pede para você escolher uma lista padrão de bloqueio de publicidades. Faça a escolha e clique em Adicionar subscrição.


O Adblock Plus mantém um ícone na barra de extensões do Firefox. Se ela não estiver sendo exibida, aponte para o Menu Firefox > Opções > Barra de Extensões.


Veja o ícone do Adblock Plus em ação. Se você clicar com o botão direito do mouse no ícone, poderá acessar suas opções, como ativar/desativar sua funcionalidade (Activar Adblock Plus).


Veja como o mesmo menu muda quando é aberto e algum site está sendo visitado. Você pode desativar o Adblock Plus para o site específico e também apenas para a página que está sendo visitada. Se você quer ver tudo que pode ser bloqueado no site aberto, vá até Abrir lista de elementos bloqueáveis.


Na parte inferior da janela do Firefox, você terá uma lista com os elementos do site visitado que podem ser bloqueados, como scripts e imagens.


Se você quer aplicar um bloqueio específico, selecione a linha referente ao item que será bloqueado, clique com o botão direito do mouse e escolha Bloquear este elemento.


Em primeiro lugar, você deve decidir se o filtro será de bloqueio (Filtro bloqueador) ou de desbloqueio (Regra de excepção). Logo abaixo, você deve definir qual tipo de endereço será pego pela regra. Note que há três opções fixas (e tudo que se encaixar na opção será bloqueado, e não apenas o item selecionado anteriormente). Faça sua escolha e clique em Adicionar filtro.


Nas preferências da extensão, acessadas pela opção Preferências de seu menu, você tem acesso fácil às regras criadas por você e as que fazem parte da lista escolhida inicialmente, podendo ativá-las ou desativá-las individualmente. Além disso, mais listas de bloqueio estão disponíveis a partir do Menu Filtros.


Uma forma mais simples de fazer filtros de bloqueio no Adblock Plus é navegando normalmente. Itens que poderiam ser bloqueados mas não o foram por falta de regras ganham um pequeno botão Bloquear quando o mouse passa por cima deles. Basta clicar neste botão e uma regra de bloqueio já é feita.


O problema é exagerar nas regras de bloqueio, descaracterizando completamente um site. Veja o site do BABOO, por exemplo, com bloqueios em excesso.


Fonte: BABOO

Windows 8 terá nova ferramenta de restauração do sistema

Se os novos rumores acerca do Windows 8 estiverem corretos, o velho ato de formatar o computador pode estar com os dias contados. O recurso ainda carece de informações oficiais e mais detalhes, mas segundo relatos, a nova ferramenta de restauração do sistema é capaz de deixar o Windows zerado em poucos minutos.

As informações e imagem foram vazadas pelo pessoal do site win7china.com, o mesmo que revelou supostas capturas de tela do Aero Lite, o novo tema simples baseado em Metro UI para computadores modestos e que fará parte da próxima geração do Windows.

De acordo com relatos, o novo recurso do Windows 8 (nome extra-oficial) funciona de forma simples e objetiva. Basta apertar um botão para que o sistema volte as configurações padrões, solucionando problemas por contaminação de malware, lentidão, entre outros. Quando ativada, o usuário tem a opção de manter apenas os seus arquivos pessoais e conta de usuário — todos os programas e drivers são removidos.

Embora a Microsoft não tenha se pronunciado oficialmente, trata-se de um recurso muito útil e bem-vindo ao Windows. Só resta torcer para que tudo isso não seja obra de alguém noções de Photoshop, um pouco de imaginação e muito tempo livre.

Via: Neowin.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Página do YouTube permite criar vídeos em 10min


O YouTube liberou uma nova página com ferramentas que permitem aos usuários criar animações e vídeos sem a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados.

Chamada de YouTube Create, a página reúne os aplicativos Xtranormal Movie Maker e GoAnimate, que permitem fazer animações selecionando personagens e cenários já criados, e a Stupeflix Videomaker, que possibilita a edição a partir de vídeos, fotos e sons carregados do computador do usuário.

Os três programas são soluções externas fornecidas pelas em empresas em parceria com o YouTube. De acordo com o Google, o canal está aberto para que novas empresas também ofereçam seus aplicativos.

Por Vinicius Aguiari, de INFO Online

Google lança revista on-line

O Google lançou discretamente sua própria revista on-line, publicação trimestral cujo objetivo é criar um "espaço para respirar em um mundo ocupado", segundo informa o site de mídias sociais Mashable nesta quinta-feira.

A primeira edição gratuita da "Think Quarterly" tem 68 páginas, é voltada aos consumidores do mundo corporativo e trata acerca do mundo dos dados --e do consequente impacto nos negócios. Radicada em Londres, a revista é editada pela agência de criação The Church of London --e usa o Flash como aplicativo.

O Google disse ao site que tem por praxe se comunicar com os seus parceiros empresariais via e-mail, newsletters, atualizações em blogs oficiais e via materiais impressos e explicou que enviou o conteúdo de dados reunidos na publicação para 1,5 mil dos seus parceiros e anunciantes do Reino Unido. O material não está a venda, garante o gigante das buscas.

Para a equipe de jornalistas, o Google chamou colaboradores como Simon Rogers, do "Guardian" e Ulrike Reinhard, da "WE Magazine".

"Em um mundo de mudanças aceleradas, todos nós precisamos de um tempo para refletir. 'Think Quartely' é um espaço para respirar em um mundo ocupado. É um lugar para tirar um tempo e considerar o que está acontecendo, e o que importa", disse Matt Brittin, diretor das operações no Reino Unido, na apresentação da publicação.

Ainda segundo o Mashable, não está claro, contudo, se a empreitada do Google é uma iniciativa para entrar no mercado de mídia ou se é apenas um projeto de "curiosidade intelectual" da companhia.

Quem tiver interesse pode acessar o site da Think Quartely. Também há um perfil da publicação no Twitter.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho

Mercado de trabalho é o conjunto de oportunidades de empregos oferecidos pelas empresas públicas, privadas, de economia mista, pelas pessoas físicas etc, com regras formais e informais estabelecidas para os salários, benefícios, carreira, comportamentos e, em contrapartida, a disponibilidade de profissionais que desejam ingressar neste mercado de trabalho.

Como já estamos cansados de saber e de acompanhar, o mercado de trabalho é competitivo, cada vez mais exigente e está sempre à procura sempre dos melhores profissionais. Para toda vaga aberta pelas empresas, existem sempre muitos candidatos procurando emprego. Com isso, existem também algumas dificuldades para quem quer ingressar neste tão concorrido mercado de trabalho.

Normalmente, as fontes de consultas de empregos são obtidas através de jornais, empresas especializadas em RH (outplacement e headhunter), portas das fábricas ou dos estabelecimentos comerciais, câmara de comércio, entidades de classe, amigos, conhecidos etc.

O primeiro passo para o candidato se apresentar perante uma empresa, é através do encaminhamento de um currículo vitae, que pode ser efetuado por meios eletrônicos, pelo correio ou pessoalmente. Do currículo deverão conter somente as informações básicas sobre o candidato: nome, endereço, fones, e-mail, estado civil, número de filhos, idade, cargo que está se candidatando na empresa, resumo de suas principais atividades, experiências profissionais, formação escolar e acadêmica, atividades extracurriculares. O currículo não deverá conter mais do que duas páginas; o ideal é uma página.

A segunda fase para o candidato, talvez a mais importante, é a participação deste no processo de seleção, após o recrutamento de seu nome por parte da empresa que possui a vaga disponível.

Entre todos os métodos utilizados pelas empresas, durante o processo de seleção, talvez o mais importante continua sendo ainda, a entrevista. E é sobre a entrevista que teceremos nossos comentários:

Como se comportar numa entrevista:

  • Nunca misturar problemas pessoais com a necessidade do emprego;
  •  Valorizar o trabalho e o emprego;
  •  Concentrar-se na função que está sendo discutida;
  •  Cumprir os horários combinados;
  •  Mostrar motivação à sua profissão e gosto ao trabalho;
  •  Desviar dos assuntos que se sinta inseguro;
  •  Dar situações de contorno aos seus pontos fracos. Ex: fala inglês? Não, mas falo o espanhol...
  •  Cuidar da postura do corpo. Falar com a cabeça na posição correta. Nunca abaixada ou erguida demais;
  •  Olhar sempre nos olhos do entrevistador;
  •  Nunca gritar, nem falar baixo demais;
  •  Não se antecipar às perguntas com outros assuntos. Aguardar o momento certo para falar;
  •  Ser honesto acima de tudo (no que você já fez e no que tem certeza que pode fazer). Se não sabe a resposta correta para alguma pergunta, simplesmente; responda ao entrevistado que não tem conhecimento sobre o que está sendo perguntado. É melhor falar a verdade, do que arriscar em dar uma resposta duvidosa, que você não pode comprovar mais tarde;
  •  Procurar conhecer e obter informações, antes da entrevista, sobre a empresa na qual estará participando do processo de seleção;
  •  Demonstrar coragem para novos desafios, sempre com os pés no chão;
  •  Questionar o entrevistador a respeito dos objetivos e planos da empresa e sobre as características da função pretendida.


Como se apresentar para uma entrevista:

  • Chegar 20 minutos antes do horário marcado e se apresentar 10 minutos antes do horário combinado. Relaxe "elimine" o aspecto suado, ansioso, apressado etc.
  •  Usar roupa adequada à função que pretende trabalhar e sapatos engraxados. Para as mulheres, não usar blusa transparente ou decotada, bem como saia curta Higiene pessoal caprichada;
  •  Cabelos cortados, arrumados e penteados e unhas bem cuidadas;
  •  Não fumar durante a entrevista;
  •  Ser cordial com todas as pessoas da empresa, inclusive com o entrevistador;
  •  Não mascar chicletes;
  •  Não beber no dia anterior e no dia da entrevista;
  •  Não comer alho ou cebola no dia da entrevista;
  •  Nunca usar óculos de sol durante a entrevista;
  •  Não levar pai ou mãe na entrevista;
  •  Cuidar da concordância verbal;
  •  Não usar gírias ou palavrões.

O que falar numa entrevista:

  • Sempre a verdade;
  •  Ser lógico, breve, simples e objetivo.

O que não falar numa entrevista:
  • Não reclamar da localização da empresa;
  •  Não apontar aspectos negativos das atividades da empresa;
  •  Não reclamar dos seus problemas pessoais; nem fale deles;
  •  Não reclamar do emprego anterior, nem dos colegas ou ex-chefe;
  •  Não discutir política, religião, esportes etc;
  •  Não falar do assunto salário, antes da hora certa.

Por Paulo Roberto Vieira

segunda-feira, 21 de março de 2011

4 Passos para crescer dentro da empresa


Apesar de muitas empresas estabelecerem políticas de desenvolvimento de carreira para seus funcionários, é cada vez mais necessário que o profissional seja o verdadeiro responsável por seu crescimento dentro da companhia – e quem não faz isso pode ficar em grande desvantagem. “O colaborador precisa estar antenado com a realidade da moderna prática de gestão empresarial, na qual fica transferida aos empregados a gestão de seu próprio plano de carreira, ou seja, se ele não estiver atento nem buscar seu próprio desenvolvimento nas organizações, acabará à margem desse processo, pois outros o farão na sua frente”, afirma Fernando Montero da Costa, diretor de operações da Human Brasil especializada em recrutamento e seleção de pessoas.

Esse especialista ressalta quais são as desvantagens de um profissional não visar ao crescimento dentro da empresa em que trabalha, confira:

  • Deixar de contar com um maior compromisso da companhia em seu favor.
  • Ter menos motivação e segurança no emprego.
  • Obter uma remuneração total mais baixa a médio prazo.
  • Possuir menor nível de informação e comunicação.
  • Ter pouca clareza no que tange aos objetivos de seu trabalho.

Se você quer evitar essas desvantagens, comece agora mesmo a pensar em seu crescimento dentro da empresa. No entanto, não basta querer, é preciso demonstrar sua vontade por meio de atitudes e ações comportamentais. Mas de que maneira fazer isso? Como são várias as dúvidas, realizamos uma pesquisa na e-zine Motivação para saber quais são os maiores questionamentos dos profissionais que desejam crescer na companhia em que trabalham. Após receber muitas respostas de nossos leitores, podemos dizer que, geralmente, as quatro principais são:

  1. Como avaliar se há condições de crescimento dentro da organização?
  2. De que forma comunicar o desejo de crescer?
  3. O que fazer efetivamente para aumentar as chances de crescimento?
  4. Quanto tempo esperar para crescer?

Para ajudar a solucionar essas questões, além de outras que derivam das acima citadas, conversamos com alguns especialistas. Eles trazem diversas respostas que servirão para sua caminhada rumo ao crescimento profissional dentro da empresa.

Como avaliar se há condições para crescer dentro de uma organização?

Primeiramente, é fundamental pensar em todas as possibilidades de crescimento que podem existir nela. Na opinião de Margareth Bianchini, professora da pós-graduação oferecida pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) e Instituto Chiavenato, viabilizada pelo Sistema Eadcon, o profissional pode analisar as seguintes possibilidades:

  • Dentro da empresa e da ocupação – Olhe ao redor e verifique se em sua atual função é possível atingir níveis hierárquicos mais altos ou crescer de forma horizontal, isto é, não há possibilidade de chegar ao nível gerencial, mas você pode conquistar melhorias e desafios continuamente nesse mesmo cargo. Responda a si mesmo, com sinceridade, se uma dessas hipóteses lhe deixa feliz.
  • Dentro da companhia e fora da ocupação – Muitas pessoas almejam crescer na organização, mas não necessariamente na atual função que desempenham. Nesse caso, é importante analisar as oportunidades que a empresa oferece dentro da ocupação desejada.

Margareth lembra também que é possível pensar em crescimento fora da empresa e dentro da ocupação ou fora dela e da ocupação. Ela ressalta as vantagens e as desvantagens de refletir sobre o crescimento fora ou dentro da atual organização: “Como vantagem, coloco a segurança de já conhecer os processos/pessoas. Várias empresas que têm programas de recolocação interna oferecem essa oportunidade aos colaboradores. Já outras não valorizam os funcionários e preferem buscar um profissional no mercado. Agora, se para você fazer carreira na organização é necessário que seu chefe morra, mude de empresa o mais rápido possível. E, para saber isso, é importante conhecer a cultura organizacional de onde você trabalha”.

Essas informações nem sempre estão claras na maioria das companhias. É mais fácil percebê-las nas que já possuem plano de carreira formatado. Nas que não têm, como citou Margareth, faz-se necessário conhecer a cultura organizacional, prestando atenção nas promoções, oportunidades e decisões da empresa. Fernando sugere que o profissional analise se a organização:

  • Proporciona segurança.
  • Contrata e seleciona pessoas com rigorosidade.
  • Descentraliza suas decisões.
  • Tem amplo programa de formação profissional.
  • É um lugar onde existem pequenas diferenças entre categorias profissionais.
  • Compartilha informações.
  • Possui uma remuneração baseada em benefícios, resultados, objetivos ou indicadores estratégicos.

Segundo Fernando, essas práticas descritas condizem com uma gestão de alta performance e podem garantir “êxito sustentável” ao longo do tempo à empresa e, consequentemente, ao funcionário. Para o especialista Gilberto Guimarães, professor do Ibmec São Paulo, consultor da Fundação Getulio Vargas (FGV), palestrante e diretor da multinacional francesa BPI Groupe no Brasil (consultoria em RH e reorientação profissional especializada), essa questão se resume em uma única pergunta: você sente prazer em trabalhar nessa companhia? “Fazer sucesso significa realizar o que mais se gosta na vida e ser pago por isso. Caso a empresa em que a pessoa esteja permita isso, ótimo, se não, ela deve mudar”.

Como comunicar o desejo de crescer?

De acordo com Margareth, uma das primeiras coisas que o profissional precisa fazer quando decide planejar seu crescimento dentro da empresa é conversar com seu chefe: “Fale com seu superior para colocá-lo a par de suas intenções e explicar que deseja novos desafios. Essa atitude evitará que você fique com a imagem de traidor, ou a famosa frase ‘passou por cima de mim’, muito comum nas companhias”. Além disso, Gilberto lembra que ninguém chega ao sucesso sozinho: “A melhor forma de conquistá-lo é associar-se a um líder que faz sucesso, pois se ele cresce, você também vai junto. Então, tenha um chefe fantástico”.

Fernando explica que, ao comunicar seu desejo de crescimento ao superior imediato, você poderá contar com o chamado “patrocinador” interno de sua carreira profissional dentro da empresa. “Esse tem sido um dos papéis essenciais dos líderes. Para eles, saber quem deseja se tornar um profissional de alta performance dentro da organização é um diferencial. Os colaboradores que tomam essa iniciativa e expressam de forma direta a seu superior que têm real interesse nisso podem contribuir para a aceleração de seu próprio processo de desenvolvimento dentro da companhia”, explica. Afinal, ao conversar com o chefe, pode se tornar mais claro se é possível crescer ou não e, até mesmo, traçar um plano de evolução profissional.

Agora, qual é a melhor hora para fazer isso? Segundo Bernt Entschev, que trabalha na área de Executive Search há mais de 20 anos, é presidente da De Bernt Entschev Human Capital e já foi eleito o quarto melhor head-hunter do Brasil pelo Canal RH, a hora e a forma ideal de falar dependerão do momento da empresa e do perfil de seu chefe: “Não há uma regra. Pode ser em um café, reunião ou almoço, o fundamental é que seja a sós”. Além dessas ocasiões, Fernando sugere as reuniões de trabalho para apresentação de resultados e recebimento de feedback de sua chefia, além dos períodos em que se realizam as avaliações anuais de desempenho. “Nesses encontros, é importante deixar claro e reforçar o real interesse que se tem em crescer na própria empresa”. No entanto, não basta comunicar ao chefe o desejo de crescimento, é essencial traduzir isso em seu comportamento diário, ou seja, em ações que mostrem o que você realmente quer.

O que fazer efetivamente para aumentar as chances de crescimento?

Quando você ainda estiver falando com seu chefe sobre o desejo de crescer, procure obter algumas informações, como: qual é a visão dele sobre seu desempenho, o que ele considera como pontos fortes e fracos em você e quais são as competências que precisa desenvolver ou adquirir para aumentar suas chances de crescimento na função que almeja. Com essas informações será mais fácil responder uma pergunta que, segundo Fernando, é fundamental para qualquer um que deseja crescer: “Meu desempenho profissional é realmente eficaz?”. Caso sua análise seja negativa, você já tem com as respostas do chefe – alguns pontos de partida para planejar o que fazer a fim de melhorar seu desempenho – tendo em vista o crescimento.

Além de se capacitar para melhorar sua performance, existem outros fatores que podem aumentar suas chances de crescimento dentro da empresa. Margareth destaca algumas questões básicas do bom comportamento que podem fazer toda a diferença para um profissional. “Vestir-se adequadamente, falar baixo, não dar gargalhadas para a companhia inteira ouvir, não utilizar produtos e serviços da empresa para uso pessoal (impressões, ligações, e-mails particulares), portar-se de forma elegante com as ferramentas de comunicação (e-mail, por exemplo), evitar passar “correntes”, ligar vídeos com som muito alto, colocar o celular no vibra call a fim de que o barulho das chamadas não atrapalhe ninguém, etc. são boas maneiras importantíssimas. O profissional precisa ter consciência de que não deve fazer a ninguém o que ele não quer que façam para ele”.

Essa questão comportamental é tão importante que algumas empresas deixam bem claro para seus funcionários que conhecimento técnico não é suficiente para crescer dentro da instituição. Na Apolar, imobiliária paranaense, é fundamental exercer os valores da companhia, por exemplo: gastar menos do que se ganha, ser fiel à família e empresa, respeitar o ser humano e ter sinergia (integração + energia). “Acreditamos que o conhecimento técnico não é o único fator para crescer na Apolar. Ele é necessário, mas a pessoa também precisa ter objetivos claros e praticar os valores defendidos pela empresa”, comenta Jean Michel Patrick Tumeo Galiano, superintendente da imobiliária.

Margareth também sugere dicas para se relacionar adequadamente com os superiores. “Respeite o papel que seu chefe tem dentro da organização. Portanto, use sempre as ‘palavras mágicas’, como: ‘Por favor’, ‘Com licença’, ‘Obrigado(a)’, entre outras, informe com certa antecedência aonde vai, por que sairá mais cedo ou chegará mais tarde e, por último, mas não menos importante, tenha em mente que seu superior pode até ser seu amigo, mas na empresa a relação tem de ser profissional. Por isso, evite fofocas, brincadeiras e intimidades”. Fernando destaca de forma resumida outros pontos necessários para o profissional que deseja crescer dentro da companhia:

  • Geração de valor agregado aos resultados da empresa.
  • Demonstração de capacidade para liderar.
  • Promoção do trabalho em equipe.
  • Capacidade de desenvolver seu próprio talento profissional e de sua equipe.
  • Demonstração de aptidão na resolução de problemas complexos.
  • Espírito de inovação.
  • Tomada de riscos calculados.
  • Construção e manutenção de redes de relacionamentos duráveis.
  • Respeito e integridade.
  • Comunicação efetiva.

Gilberto destaca que todas essas questões são muito importantes e que, além delas, o profissional sempre tem de lembrar que é fundamental gerar resultados concretos. “O time pode fazer o maior esforço em campo, mas, se cair para a segunda divisão, ninguém será premiado. O esforço é essencial, porém é preciso ganhar o jogo.”

Quanto tempo esperar?

Suponhamos que você avaliou que possui chances de crescer na empresa em que trabalha, já conversou com seu chefe sobre isso e tem seguido todas as dicas sugeridas pelos especialistas. No entanto, até agora nada. Será que é possível falar em prazo, ou seja, quanto tempo um funcionário precisa esperar para que a companhia faça algo efetivo em prol de seu crescimento? De acordo com Bernt, o tempo varia de cargo e empresa, podendo demorar meses ou anos. “Não dá para especificar, porém acredito ser fundamental que o indivíduo perceba sinalizações de que a organização deseja investir em seu crescimento, como: incentivo a participação de comitês, grupos de trabalho, cursos, responsabilidades fora da função, entre outros.”

Gilberto volta a um ponto importante: proporcionar resultados para a empresa. “Se ele fez isso e a organização não lhe deu retorno, algo está errado. Mas se o colaborador não gerou resultado ou o resultado gerado não for perceptível para a companhia, ele não tem do que reclamar”. Talvez, seja necessário conversar com seu chefe para verificar se você apresentou o resultado esperado e se há alguma previsão para seu próximo passo dentro da empresa, porém você somente saberá se estiver disposto a continuar esperando. “A carreira é um processo pessoal, ou seja, cada um saberá quanto tempo estará decidido a aguardar para receber novos desafios”, avisa Margareth.

(Por Karen Jardzwski)

Segredos que explicam o sucesso do Windows 7

Agora que há mais Windows 7 que Vista em uso no mundo, é tempo de entender as razões de essa nova versão ter agradado a tantos tão rapidamente.

De acordo com a Net Applications, agosto já desponta como um bom mês para a Microsoft. O Internet Explorer 8 ganhou mais mercado para continuar dominando o cenário dos navegadores web e o Windows 7 superou seu antecessor – o Windows Vista – pela primeira vez, também em participação de mercado.

Assim, o que exatamente tem sustentado o sucesso do Windows 7?

1::Gerenciamento. Com suporte integrado para PowerShell 2.0, o Windows 7 fornece uma infraestrura superior para administradores de TI, permitindo a automação de tarefas comuns e uma gestão mais eficiente de desktops.

2::Resolução de problemas. Para alguns administradores de TI, ajudar usuários a identificar e resolver problemas toma boa parte do tempo e atrapalha o desenvolvimento de tarefas que poderiam melhorar a rede para todo mundo. A resolução remota de problemas, então, é campeã em dificuldade, pois desafia a paciência tanto do usuário quanto do técnico em TI.

O Windows 7 oferece Troubleshooting Packs que, aplicados às questões mais comuns, permitem aos usuários conduzir suas próprias investigações rumo à solução. Os administradores de TI também podem criar Troubleshooting Packs personalizados para problemas recorrentes ou aplicativos internos.

Para resolução remota, o Windows 7 tem o recurso Problem Steps Recorder. Ele permite a gravação de telas que ilustram, clique por clique, os passos que parecem ser a causa do problema. A capacidade de dar replay no cenário do problema facilita bastante o trabalho dos técnicos remotos, que podem se concentrar em identificar e resolver o problema.

(Tony Bradley)

Vivo anuncia internet pré-paga por R$ 0,33

A operadora Vivo anunciou um plano para oferecer internet à celulares pré-pagos, com taxa de uso diária de R$ 0,33.

O pacote também tem opção de mensalidade de R$ 9,90, descontado dos créditos do cliente, e possibilita acesso à internet para realizar a leitura de e-mails e portais de notícias e entrar em redes sociais, sem limites de dados de acordo com a Vivo.

A operadora calcula que o cliente utilize mensalmente até 20MB de dados na velocidade de 1Mbps. Ao ultrapassar esse limite, a velocidade é reduzida para 32Kbps.

Donos de smartphones e celulares com acesso WAP também poderão adquirir o serviço. Há opção de degustar por dez dias gratuitamente. Basta enviar um SMS com a palavra “Grátis” para o número 1515.

Por INFO Online

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dicas para ter sucesso na carreira profissional

Existem alguns conselhos que são básicos para se destacar no mercado profissional. A concorrência cada vez mais acirrada seleciona apenas os que estão bem preparados, por isso é essencial estar atento a alguns pontos que podem garantir um bom futuro para sua carreira. Elencamos aqui algumas dicas que consideramos importantes para alcançar o tão sonhado sucesso na profissão:

Leia muito e faça cursos para aperfeiçoar seus conhecimentos profissionais
Conhecimento nunca é demais e se for aplicado à sua área de trabalho especificamente pode ajudar muito no desenvolvimento de sua carreira. É importante também adquirir conhecimento geral de negócios para conseguir entender o meio em que você está se inserindo como profissional.

Entenda o Marketing da sua marca
Você tem que ir além do conhecimento sobre o seu produto e tem que entender o marketing que envolve a marca dele. Saber como trabalhar com isso é, com certeza, um grande diferencial que você terá diante dos outros concorrentes. Poucos preocupam-se em entender como o mercado funciona na sua área e isso é essencial para uma empresa obter resultados.

Tenha metas e objetivos
Quando você sabe onde quer chegar, fica mais fácil traçar o caminho até lá. Metas são grandes incentivos para a sua evolução e estimulam seu trabalho. Mas cuidado para não escolher metas muito utópicas, porque elas podem trazer frustrações. O ideal é ter objetivos a médio prazo, já que assim, conforme você atinge essas pequenas metas, ganha motivação para buscas as outras maiores.

Networking
Cultivar bons contatos profissionais é sempre um ótimo conselho para quem está construindo uma carreira. Procure sempre ajudar seus companheiros de trabalho, porque eles dificilmente se esquecerão disso e, quando você estiver precisando de emprego ou de uma promoção, esse networking terá muito valor.

Saiba ouvir
Uma das qualidades mais importantes de um profissional que deseja ter sucesso na carreira é saber ouvir. Dê atenção aos conselhos do seu chefe, às correções, às críticas e também aos elogios. Isso vai ajudar você a evoluir no seu trabalho e vai mostrar ao seu chefe que você sabe reconhecer eventuais erros para poder melhorá-los.

Essas são apenas algumas dicas que podem ajudar na construção de um bom futuro profissional. Não existe receita exata que garanta seu sucesso, mas cultivar essas características com certeza é um ótimo começo.

Windows 8 terá visual leve baseado em Metro

Ainda é cedo para falar em um sucessor para o Windows 7, mas a julgar pelas informações e imagens vazadas, parece que a Microsoft já começou a trabalhar no novo sistema há bastante tempo. E até mesmo o visual, um dos útimos ítens da lista de mudanças, já entrou em pauta para os desenvolvedores do Windows.

Hoje vazaram imagens concretas da nova aparência do Windows 8 (nome extra-oficial). Ainda não há e muito provavelmente nem teremos uma confirmação por parte da Microsoft, mas ao que tudo indica, a nova identidade visual do Windows será baseada em Metro UI, interface que reina em outros produtos da empresa, como Windows Phone 7 e Zune.

O novo visual, porém, não será o padrão. Ele apenas substituirá o Aero Basic, a versão lite do Aero, sem transparências ou outros efeitos que exijam muito da placa de vídeo. Não menos importante, outra mudança estética, a exemplo do Windows 7, no qual um peixe ganhou fama nas versões de desenvolvimento do sistema, o novo Windows também já conta com wallpapers exclusivos que fazem referência ao vazamento de informações. E não é que eles já vazaram? Você pode baixá-los no DeviantART.

Voltando ao Windows 8, imagens e informações não oficiais divulgadas na semana passada revelam que o sistema da Microsoft finalmente ganhará integração com os serviços online da empresa, o Windows Live. Essas e outras screenshots estão bem ali, logo acima, na galeria. Outro detalhe importante é que a instalação do sistema está ainda mais rápida — apenas 8 minutos em computadores modernos.

Se as fontes russas estiverem certas e os rumores se confirmarem, teremos então uma nova versão do Windows já no próximo ano, com previsão de lançamento para janeiro de 2013. Mais uma vez, vale lembrar que tudo não passa de rumores e pode não ser confirmado, sem contar que mudanças radicais devem (e vão) ocorrer até o lançamento da versão RTM.

Via: Neowin

Web supera jornal como fonte de informação nos EUA

34% dos americanos se informam pela rede, ante 31% dos que usam papel

Pela primeira vez na história, a parcela de leitores americanos que se informa diariamente por meio da internet superou o grupo dos que o faz pelos tradicionais jornais impressos. Segundo levantamento do Instituto Poynter, especializado em pesquisas na área de jornalismo, 34% dos entrevistados afirmaram que haviam lido notícias sobre assuntos locais e internacionais na web nas 24 horas anteriores ao levantamento, ante 31% dos que o haviam feito em jornais. O levantamento se refere ao fim de 2010

Entre leitores com idades entre 18 e 29 anos, a parcela dos que leem pelo meio eletrônico é ainda maior: 65%. A TV, no entanto, continua reinando absoluta, com quase 60% de participação.

Receita - Em 2010, também pela primeira vez, o investimento em publicidade na internet superou o valor investido nos jornais impressos. O setor on-line cresceu 13,9% entre 2009 e 2010, atingindo 28,8 bilhões de dólares em anúncios on-line.

A pesquisa realizada pela Poynter também mostra que 50% dos entrevistados usam celulares e tablets para ler notícias. A estatística é uma resposta à iniciativa das empresas de comunicação de investir em aplicativos, que aperfeiçoam a experiência de consumir informação em aparelhos móveis, sugere o estudo.

Fonte: Veja

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas: Salve seus emails, antes que seja tarde demais

Depois do susto que separou mais de 150 mil usuários de suas caixas do Gmail, separamos alguns programas que podem evitar essa dor de cabeça.

Sabemos que é trabalhoso fazer backup até dos arquivos na área de trabalho, de mensagens no celular ou de arquivos baixados no seu tablet. O que dizer então sobre a rotina de cópia de segurança de contas do tipo webmail?

É chato? Sim, é. Mas não é paranóia, não. Há poucos dias, 150 mil contas do Gmail tiveram seu conteúdo apagado e deixaram milhares de usuários literalmente doidos. Podem ter sido apenas 0,02% do total de contas, então dá para dizer que “saiu barato”. Por sorte, a Google mantém várias cópias das mensagens em vários data centers diferentes e, além disso, também armazena cópias em fita – o que possibilitou a recuperação das mensagens.

Dessa vez, o dano pode ter sido moderado e houve recuperação, mas a ocorrência serve de alarme para todos aqueles que confiam seus dados aos webmails. Se existe uma hora de fazer o backup de suas mensagens, é agora.

Gmail
Não é por que o Gmail oferece espaço praticamente ilimitado, que o usuário deve armazenar todas as mensagens lá. Para sorte geral existe uma ferramenta gratuita para realizar o backup de suas mensagens: é o Gmail Backup para sistemas Windows e Linux.

Para usar esse recurso, siga os seguintes passos:

1. Faça o download do Gmail Backup, um processo rápido e indolor, o aplicativo deixa atalhos na área de trabalho e no menu iniciar.

2. Execute o programa e insira seus dados da conta – sim, login e senha – e definir o diretório em que quer que sejam armazenadas as mensagens. Existe um diretório predefinido, mas você não é obrigado a usá-lo.

3. Agora, basta selecionar quais mensagens deseja salvar. Pode optar pelas mais recentes, ou definir as datas de início e de término. É óbvio que, se desejar, também pode salvar tudo (recomendado).

4. O processo de backup pode levar um tempo considerável, dependendo do volume de mensagens que há na conta. Melhor deixar o programa rodar em segundo plano e continuar trabalhando, jogando ou paquerando. Para os curiosos de como funciona o processo, o Gmail Backup exibe uma interface em que exibe todas as mensagens que são salvas em seu disco rígido local. Quando for realizar uma nova cópia de segurança, o Gmail oferece a opção de ignorar a cópia de mensagens que foram baixadas em sessões anteriores, mas só se o diretório escolhido for o mesmo da vez anterior.

5. Caso ocorra um eventual desastre como o último, as mensagens armazenadas em seu diretório local podem ser restauradas usando o Gmail Backup. Basta informar os dados da conta a ser restaurada, apontar o diretório que contém as mensagens e deixar a internet tomar seu curso. Você pode optar por armazenar mensagens de uma conta em outra, contanto que tenha as senhas.

Em uma experiência com o Gmail Update, vimos que é realmente simples como foi explicado. Restauramos mensagens de uma conta em outra e o conteúdo foi transferido incluindo os selos que o usuário pode definir para dada tipo de mensagem (incluindo caixa de entrada e itens enviados). Atenção, se você definiu categorias de mensagens usando símbolos especiais, tais como asteriscos e barras invertidas, saiba que o Gmail Backup não dá conta de interpretar esses nomes. Mas, fora esse incômodo, é bom; muito melhor que perder tudo de uma hora para outra.

Hotmail
Infelizmente, não há uma versão do Gmail Backup para usuários de contas que não pertençam ao Google. Mas isso não quer dizer que o usuário tenha de sair de uma plataforma e migrar forçosamente para o Gmail. Quem está acostumado a usar o Hotmail tem à disposição o MailStore Home, aplicativo desenvolvido apenas para sistemas Windows. O programa realiza a mesma função do Gmail Backup, mas permite restaurar inclusive mensagens armazenadas em clientes de email desktop.

Vamos ao passo-a-passo:

1. Faça o download o MailStore Home, instale e execute o programa para arquivar os e-mails.

2. Ao definir o tipo de conta, escolha a opção POP3 Mailbox, insira seus dados, configure o campo “host” com “pop3.live.com” e insira sua senha. Na opção de “Access via”, escolha a opção POP 3-SSL e clique em “next”.

3. Na tela seguinte, o usuário é convidado a decidir se deseja deletar as mensagens depois de baixadas ou se prefere mantê-las no servidor. Por padrão, as mensagens são mantidas no servidor remoto e aconselhamos deixar assim. Pode iniciar o backup.

Sim, tem razão, as configurações do MailStore requerem um pouco mais de empenho por parte do usuário comparado ao Gmail Backup, mas isso não faz da solução para Hotmail algo terrível de usar. Todos os arquivos baixados podem – e devem – ser transferidos para uma mídia removível. Fique à vontade para escolher entre um flash drive (pendrive) um DVD ou um disco rígido externo.

Vale ressaltar que a velocidade do MailStore é razoavelmente superior à do Gmail Backup.


Por PCWorld/EUA
(Sarah Jacobsson Purewal)

Microsoft lança a versão final do IE9

Empresa promete navegador mais rápido e seguro que os concorrentes, e oferece recursos para os desenvolvedores de sites.

Lançado em setembro em versão Beta, o novo browser da Microsoft, o Internet Explorer 9, chegou nesta segunda-feira (14) a versão final.

De acordo com a empresa, o navegador foi baixado 40 milhões de vezes, na soma de suas versões Beta e RC (Release Candidate, a que precede a final).

A empresa promete um browser bem mais veloz que os concorrentes. Para isso, aposta no “motor” Chakra, que faz o processamento dos códigos JavaScript (presentes na grande maioria dos sites), na aceleração por hardware, para gráficos pesados, e na segurança, por meio de rastreamento de aplicativos perigosos e filtragem de códigos ActiveX.

Outra arma é a interface, mais minimalista que nunca, nos moldes da tendência inaugurada pelo Google Chrome. “57% do tempo dos usuários Windows é gasto navegando na web. Eles querem uma experiência muito mais rica, que se aproxime da oferecida pelos aplicativos, disse Osvaldo Barbosa, diretor geral da área de consumer e serviços online da Microsoft Brasil. “O browser não pode aparecer muito, e hoje os sites estão presos na interface”, argumenta.

De acordo com a MS, o IE9 é plenamente compatível com o HTML5, embora só tenha implementado os recursos considerados estáveis. De acordo com testes da empresa, o IE9 é o mais veloz em sites no novo padrão.

Um dos destaques do navegador é o recurso de “Sites fixos”. O internauta pode arrastar o ícone (favcon) ou a aba para a barra de tarefas (na parte de baixo do desktop) e “fixar” a página ali. Assim, da próxima vez em que acessá-lo, a janela do navegador assume as cores do site (se isso for formatado pelo desenvolvedor). Além disso, o menu associado a esse site (lista de atalhos), que surge ao colocar o mouse sobre o ícone, é dinâmico. Um site de compras, por exemplo, pode atualizá-lo remotamente para exibir as ofertas do dia, e um site de notícias, exibir as mais recentes. Esses ícones/atalhos também podem exibir notificações (novos e-mails ou recados no Facebook) para chamar a atenção.

Segurança
No quesito de proteção, o IE9 traz um incremento no sistema de filtragem de sites e aplicativos presente no IE8. A versão 9 permite impedir que sites específicos façam rastreamento do usuário. Também é possível bloquear código ActiveX, que muitas vezes são usados para invasões. De acordo com Osvaldo, o IE9 é o browser que mais barra sites e downloads maliciosos - até 99% dos ataques baseados em engenharia social.

O novo gerenciador de downloads agora permite pausar downloads e exibe a velocidade da transferência, além de um aviso de que o programa sendo baixado pode ser malware.

Nada de XP, poucas extensões
No entanto, o browser não será compatível com o Windows XP. “Precisávamos de um suporte de plataforma robusto que só é oferecido pelo Vista e pelo 7”, disse Osvaldo.

Outro ponto que pde ser considerado problemático pelos hard users é a falta de extensões, ao menos inicialmente. “Acreditamos que temos todas as funcionalidades que as extensões adicionam aos outros navegadores”, afirma. “A grande maioria dos usuários querem uma navegação limpa”, diz, “ e é nisso que nos concentramos”.

De acordo com a Microsoft, em no máximo cinco semanas o IE9 será oferecido como “atualização recomendável” no Windows Update. Enquanto isso, será preciso entrar no site internetexplorer9.com.br e baixá-lo – o navegador já está disponível para download desde às 2h da madrugada de terça (15) pelo horário de Brasília.

Fonte: IDG Now

terça-feira, 15 de março de 2011

Conheça 20 segredos do Google Docs

Muito além do processador de texto: você pode fazer mais do que imagina com esse poderoso pacote de produtividade online.

Se você não deu uma olhada no Google Docs recentemente, agora é uma bom momento para fazer isso. O pacote de produtividade, que roda inteiramente dentro de uma janela do navegador, acabou se tornando (apesar de lentamente) um conjunto de ferramentas extremamente útil.

Por isso, vasculhamos a fundo o Google Docs e separamos 20 dicas para facilitar o trabalho com alguns recursos menos óbvios no processador de texto, planilhas e no software de apresentação de slides – além de algumas informações rápidas sobre o Gmail também. Mostramos desde como editar de fotos em determinadas partes do documento até como trabalhar com diversas moedas em uma tabela. Também vamos mostrar algumas maneiras de utilizar a nova a página inicial de organização de documentos e maximizar o espaço de edição.

1. Pesquise no Google Docs e no Gmail ao mesmo tempo
Não seria ótimo poder pesquisar tanto no serviço de e-mail quanto nos documentos do Docs ao mesmo tempo? Felizmente, o Gmail Labs criou uma maneira para fazer isso; para chegar ao Labs, vá em Configurações no canto direito superior da tela do Gmail e clique no link Labs.

Role a tela até encontrar um item chamado Pesquisa do Google Apps; clique em Ativar, e depois no botão Salvar Alterações no topo ou no pé da página. A parti daí, qualquer pesquisa que for efetuada no Gmail irá exibir também documentos relacionados, assim como aquelas feitas no Docs irão mostrar e-mails.

2. Procure no Google Docs com mais eficiência
As buscas podem ser refinadas se você usar comandos especiais, como “type:spreadsheet” para retornar somente resultados que sejam planilhas. Há um documento de suporte do Docs que mostra outros exemplos desse tipo de comando.

3. Faça um backup rápido de todos os documentos offline
Se deseja salvar no PC um dos documentos armazenados no servidores do Google, pare o cursor do mouse sobre o nome dele na lista da página inicial. Clique no link "Ações" e escolha "Fazer Download..." no menu que irá surgir.

Na janela que surge, você pode escolher o formato do arquivo que irá baixar. Se quiser baixar todos os seus documentos de uma vez só, vá até a aba "Todos os itens" e você poderá selecionar os formatos para cada tipo de arquivo (texto, planilha, apresentação, etc). Os arquivos serão todos baixados em um único arquivo .zip.

4. Maximize o espaço de edição
Para ocultar a barra de ferramentas e utilizar toda a janela do navegador para edição, selecione Visualizar e depois Ocultar Controles. Para tornar a barra visível novamente, basta pressionar Esc. No Google Chrome, essa configuração pode ser combinada com o modo tela cheia para dedicar toda a tela para a edição. Ao colocar o cursor no topo da tela o menu se tornará visível novamente e, ao clicar em Restore a página volta ao normal.

5. Compartilhe documentos com pessoas que não possuem Google Docs
O principal tema do Docs é a colaboração, o que significa que até pessoas que não possuam uma conta Google podem ver e editar os documentos. Para compartilhar um arquivo, clique no ícone de cadeado ao lado de seu título, no canto superior esquerdo da janela. Na caixa de diálogo seguinte clique no link Alterar. Após isso, o usuário pode escolher se o documento será Público na web ou visível apenas por quem tem um link para o mesmo.

Caso deseje que essas pessoas possam também editar o arquivo, marque a caixa que diz "Permitir que qualquer pessoa possa editar" no rodapé da janela. Clique em Salvar, copie e cole o link e o envie por e-mail para qualquer um que precise ver o documento.

6. Coloque estrelas em múltiplos documentos
Marcar um documento com uma estrela é uma forma útil de destacá-lo entre outros documentos da página inicial. E é possível "estrelar" vários documentos de uma só vez: segure Control e clique nos arquivos que deseja marcar para selecioná-los. Depois disso, arraste-os para o item “Com estrela” no painel na lateral esquerda.

7. Visualize os detalhes técnicos de um vídeo
Já é possível armazenar vídeos no Google Docs, entre outros tipos de arquivos. Basta clicar no botão "Fazer upload" e selecionar o arquivo. Clique com o botão direito na miniatura de qualquer vídeo na página inicial e selecione "Mostrar informações do vídeo" para exibir os detalhes técnicos sobre ele, como sua resolução, por exemplo.

8. Explore os templates
Muitas pessoas não sabem que o processador de texto e de tabelas do Docs oferece centenas de templates (modelos), incluindo alguns muito sofisticados para trabalhar com impostos e outros propósitos específicos. Para exibir esses templates clique no botão "Criar Novo..." na página inicial e selecione "Do modelo..." no menu.

9. Corrija automaticamente erros de digitação
Se você comete os mesmos erros de digitação com frequência, o Google Docs pode corrigir esse texto automaticamente enquanto o usuário o redige.

Clique no menu Ferramentas e escolha o item Preferências. Você verá uma janela com opções de substituição de texto, Digite a palavra que você costuma escrever de maneira errada no campo Substituir, e a correção ao lado no campo Com. Por exemplo, o usuário pode configurar o Docs para substituir “msa” por “mas”.

10. Clique e arraste imagens para o Docs
Para inserir uma imagem ou foto em um documento de texto, basta arrastá-la de uma pasta do computador para a janela do documento.

11. Posicione as fotos no arquivo
O usuário pode ajustar a posição das fotos no documento, forçando o texto a contornar a imagem. Como padrão, o Google Docs insere as fotos de uma maneira que elas se movem com o texto; essa disposição é conhecida como posicionamento em linha. Para fixar a imagem na página de maneira que o texto a circunde primeiro selecione a imagem e clique no link "Fixo" que aparece no rodapé dela.

12. Insira links rapidamente
A forma mais comum de inserir um hyperlink em um documento de texto é clicar em Inserir e depois em Link, ou pressionar Control+K. Entretanto, se estiver usando o Google Chrome, há outras opções como clicar e arrastar um atalho da barra de favoritos ou mesmo do menu de favoritos para o campo "Apontar URL para qual link?", que transforma o favorito imediatamente em um link. Ele também pode ser arrastado para o documento em si, o que cria um texto com hyperlink.

13. Use os marcações para navegar por documentos longos
Dentro de documentos de texto, é possível definir marcações e criar links que pulam direto para determinados pontos do arquivo. Isso pode ser útil ao criar páginas com índices, por exemplo. Infelizmente, no momento esta função só está disponível no Google Docs em inglês.

Para inserir uma marcação, clique no menu Insert e escolha Bookmark. Depois, para criar o link para esta marcação, selecione a palavra ou frase que você deseja que os outros usuários cliquem para pular para a marcação e pressione Control+K. Marque a opção Bookmark na janela de diálogo e, por fim, selecione a marcação que foi criada anteriormente.

14. Use o processador de texto para criar páginas na web
Se os softwares de webdesign ou HTML forem complexos demais, o Docs pode ser uma alternativa para criar páginas simples na web. Para inserir imagens, clique e arraste as mesmas para o navegador, como foi citado acima; Para inserir links selecione o texto ou imagem e pressione Control + K.

Uma vez criada a página, vá em "Arquivo > Fazer Download como" e escolha a opção "HTML (zipado)". Esse diretório irá conter um único arquivo HTML juntamente com uma pasta com arquivos de suporte. Renomeie o arquivo HTML como index.html e faça o upload desse documento e da pasta de arquivos de suporte para a web.

15. Trabalhe com múltiplas moedas em uma planilha
Para configurar uma formato monetário de base em uma planilha, clique em Arquivo e depois em Configurações de planilha. Altere a opção Localidade para o pais correspondente (Estados Unidos para dólares ou Brasil para reais, por exemplo).

Independente da configuração de localização escolhida, é possível marcar células ou intervalos de células para serem formatados em uma moeda diferente. Para fazer isso, selecione as células desejadas e clique no botão Mais formatos (que aparece como 123). Encontre o item Mais moedas e selecione a moeda desejada.

16. Crie regras para colorir tabelas
A cor das células de uma planilha pode ser mudada automaticamente baseada em seu conteúdo. Para isso, selecione as células nas quais a cor deve ser aplicada, vá em Formatar e depois em Alterar cores com regras.

Na lista na janela que surge escolha o critério para filtrar as células que devem ser coloridas – o texto ou a data, por exemplo. Insira o critério de filtro que deseja usar nos campos de texto. Por exemplo, para colorir todas as células que contenham o nome “Marcos”, selecione "O texto contém" no menu e coloque marcos no campo de texto (esta opção não diferencia entre maiúsculas e minúsculas).

17. Reúne dados de planilhas utilizando formulários
Formulários proporcionam uma maneira fácil de levantar dados de colaboradores, clientes ou outras pessoas, oferecendo interfaces simples de múltipla-escolha que podem ser enviadas por e-mail para essas pessoas ou incorporadas em páginas na internet.

Para começar, abra uma nova planilha e, no menu Formulário, clique em Criar um Formulário. Na janela que surge, escreva a primeira pergunta no campo Título da pergunta. O usuário pode fornecer um texto explicativo, se desejado, no espaço Texto de ajuda (ele irá aparecer antes da pergunta no formulário). No menu dropdown Tipo de pergunta, selecione o tipo de pergunta que estiver procurando – múltipla-escolha, resposta por escrito ou o que quer que seja. Se os dados pedidos forem numéricos, escolha Texto.

Na pergunta seguinte, coloque o mouse sobre Pergunta de exemplo 2 e clique no ícone do lápis. Depois disso, repita os mesmo passos acima. Caso queira adicionar mais perguntas, vá no botão Adicionar Item no canto superior esquerdo da janela.

Uma vez que as perguntas estiverem completas, clique em Enviar este formulário por email para mandá-lo para seus clientes. Outro caminho é abrir a lista Mais ações e escolher Incorporar para obter um código HTML que pode ser inserido numa página na internet. Quaisquer informações que as pessoas insiram no formulário irão aparecer no topo da tabela. Você pode gerenciar ou deletar os formulários ao utilizar o menu Formulário, dentro da tabela.

18. Veja preview do Google Docs no Gmail
Para ver um preview dentro da janela do Gmail de um link para o Google Docs que você tenha recebibo em uma mensagem, ative o add-on "Visualizações de Google Docs nos emails" no Google labs. Para acessar o Labs, vá em Configurações e depois em Labs. Ao encontrar esse item, clique em Ativar e por fim em Salvar alterações no topo ou rodapé da janela.

19. Crie desenhos dentro de apresentações
Ao criar uma apresentação, não é preciso trocar para um programa de desenho separado para fazer um esboço. Ao invés disso, clique em Inserir e depois em Desenho. A interface de desenho será aberta em uma janela flutuante.

Ao terminar, clique em Salvar e fechar para colocar o desenho na apresentação.

20. Salve um desenho em formato vetorial
Se você criou um desenho no Google Docs e quer baixá-lo para uso offline, não esqueça de selecionar a opção SVG no menu Edit > Fazer download como, na janela de edição do desenho. Ao fazer isso, será criado um arquivo vetorial – uma imagem que pode ser redimensionada sem perder a qualidade, diferentemente de documentos JPEG ou PNG.

Fonte: Keir Thomas

segunda-feira, 14 de março de 2011

No desafio hacker Chrome sai ileso, mas Safari e IE8 não resistem

Mesmo com prêmio de US$20 mil, oferecido pela própria Google, seu navegador não foi invadido. Safari caiu em 5s e IE não se saiu muito melhor.
Não foi dessa vez que o Chrome foi invadido. Na verdade, o navegador foi pouco visado, apesar da Google ter oferecido 20 mil dólares ao primeiro pesquisador que conseguisse entrar em seu sistema durante o Pwn2Own – evento hacker – realizado nesta quarta-feira (10/03).
Apenas duas equipes se inscreveram para atacar o browser da gigante: Moatz Khader, sozinho, e o “Team Anon”, que preferiu não se identificar. Nenhum obteve êxito.

“O primeiro (Khader) foi como se nem tivesse aparecido”, disse Aaron Portnoy, diretor de segurança da HP TippingPoint e um dos organizadores do encontro. “E a outra equipe preferiu investir em vulnerabilidades do BlackBerry. Acho difícil que outros tentem atacar o Chrome”.
O software ainda poderá enfrentar ofensivas nesta quinta e sexta-feira. Se conseguir escapar ileso nos três dias do Pwn2Own, será o único a atingir tal feito.

Safari e Internet Explorer
Por outro lado, Safari e Internet Explorer foram invadidos. Uma equipe da Vupen – empresa francesa de segurança digital – demorou menos de cinco segundos para entrar no Safari 5, instalado em um MacBook Air. Já Stephen Fewer, pesquisador independente, se aproveitou de três falhas do IE8 – rodando em Windows 7 – para derrubá-lo.

“Foi o trabalho mais impressionante até agora”, afirmou Portnoy sobre o êxito de Fewer. “Ele usou três vulnerabilidade para não só passar pelo ASLR e pelo DEP, mas também para escapar do Modo Protegido. Nunca tínhamos visto algo parecido na Pwn2Own”.

ASLR e DEP são duas ferramentas de segurança incluídas no Windows para evitar que códigos de exploração sejam executados. Já o Modo Protegido é a caixa de areia do IE, e tenta impedir que, caso o software seja contaminado, a praga se espalhe por todo o sistema.

Fonte: ComputerWorld/US

sexta-feira, 11 de março de 2011

Planejando um Texto - Números e Letras

Bom pessoal, hoje falaremos mais sobre o planejamento de um texto. Dessa vez, falaremos sobre planejamento com números e letras.

1. Numeração das ideias
Para indicar o valor e o peso de nossas ideias no futuro texto, precisamos de um código que nos auxilie na sua organização. Esse código deve favorecer a ideia de sequência e nos deixar clara, rapidamente, a amplitude da ideia.

1a. Números e letras
Existem convenções que facilitam a montagem do plano. Em geral usam-se números e/ou letras como códigos de auxílio na organização do roteiro. As formas de plano mais utilizadas são as chamadas forma francesa e forma americana.

• Forma francesa — Usa a marcação com números e letras.
• Forma americana — Usa a marcação com números e pontos.

2. Plano com números e letras
Nesta forma de plano, é importante o distanciamento da margem esquerda. Quanto mais próxima da margem, mais ampla é a ideia; quanto mais distante, mais específica. Vejamos:

I (Algarismo romano) — Indica a parte do ensaio. Para um ensaio pequeno, teremos:

I — indicando introdução;
II — indicando desenvolvimento;
III — indicando conclusão.


1 (Algarismo arábico) — Indica bloco de parágrafos ou subtítulo. Para um ensaio pequeno, como a introdução terá somente um parágrafo, o número não aparece. Só aparece no desenvolvimento, que tem mais de um parágrafo.

A (Letra maiúscula) — Indica ideia central do parágrafo. Em um ensaio pequeno, a letra A indicará a introdução, o primeiro parágrafo do desenvolvimento e a conclusão. Se o desenvolvimento tiver, suponhamos, quatro parágrafos, teremos A, B, C e D.

a (Letra minúscula) — Indica ideia ou dado do parágrafo. Se um parágrafo tiver sete ideias, por exemplo, usaremos a, b, c, d, e, f e g para indicar na sequência as ideias. Às vezes, porém, sentimos necessidade de desdobrar uma ideia indicada em letra minúscula. Isso pode acontecer quando queremos indicar dados mais específicos. Nesse caso podemos usar, para a ideia a desdobrada, a1, a2, a3... etc.


3. Um exemplo de como fica o plano
Vamos tomar como modelo hipotético um texto que tenha entre 30 e 40 linhas, um ensaio pequeno, com um parágrafo introdutório, três parágrafos no desenvolvimento e um conclusivo.
Ao aplicar o esquema do plano, ficaria assim:


INTRODUÇÃO
A — Ideia central da introdução
a — 1ª ideia do texto (mais ou menos correspondente à 1ª linha)
b — 2ª ideia do 1º parágrafo
c — 3ª ideia do 1º parágrafo



n — Última ideia do 1º parágrafo

DESENVOLVIMENTO
1 — Ideia-síntese do desenvolvimento (ideia-síntese dos três próximos parágrafos)
A — Ideia central do 1º parágrafo do desenvolvimento
a — 1ª ideia do 1º parágrafo do desenvolvimento (2º parágrafo do texto)
b — 2ª ideia do 1º parágrafo do desenvolvimento (2º parágrafo do texto)



n — Última ideia do mesmo parágrafo
B — Ideia central do 2º parágrafo do desenvolvimento (3º parágrafo do texto)
a — 1ª ideia do 2º parágrafo do desenvolvimento (3º parágrafo do texto)
C — Ideia central do 3º parágrafo do desenvolvimento...

CONCLUSÃO
A — Ideia central da conclusão
a — 1ª ideia do parágrafo final
b — 2ª ideia do parágrafo final



n — Última ideia do texto (mais ou menos correspondente à última linha do ensaio)


Para lembrar:
Como a introdução e a conclusão têm apenas um parágrafo, não faz sentido usar algarismo arábico (indicador de ideia-síntese de vários parágrafos), porque essa ideia coincide com A (que é o indicador da ideia central dos parágrafos introdutório e final). Por isso alinha-se na mesma altura do A do desenvolvimento.

Percebemos que há um distanciamento progressivo da margem de I até a (do algarismo romano até a letra maiúscula). Essa disposição é importante porque nos ajuda a visualizar a função das ideias. Preste atenção também na posição dos itens no sentido vertical.

3a. Os números
O item em algarismo arábico indica apenas a consciência da estrutura (ideia central do desenvolvimento). O que se escreve nesse item só aparecerá redigido no ensaio se houver subtítulo, o que não é o caso de um ensaio pequeno. O mesmo ocorre com o que se escreve depois das letras minúsculas (idéia central dos parágrafos). Se houver intenção de redigir essas ideias no ensaio, elas devem ser repetidas nas letras minúsculas.

4. O que se escreve no ensaio
O que realmente aparece no texto são as ideias indicadas com letras minúsculas. E se cada item em letra minúscula corresponde a aproximadamente uma linha do ensaio, isso significa que podemos planejá-lo linha por linha.

5. A linguagem do plano
A linguagem do plano — que deve ser resumida, quase telegráfica — não interfere na linguagem do texto necessariamente. No plano, podemos até mesmo usar palavras abreviadas, já que sua utilização é pessoal. No texto não se deve abreviar, a não ser abreviaturas consagradas, como "séc. XX", "S/A" etc.

6. Problemas com o plano
O problema com esse modelo de plano é que acaba sobrando muito espaço em branco à esquerda do papel. No planejamento de um texto curto não há muito problema. Mas, em um texto longo, a compreensão pode ficar prejudicada. Por economizar mais espaço, e ser de fácil diagramação, costuma-se utilizar mais a forma de plano com números e pontos.

7. Outra forma de plano
O plano tem uma utilização pessoal. Em alguns casos é necessário apresentá-lo a um leitor, mas de um modo geral ele serve apenas para o autor organizar suas ideias e prever seu texto. Quando cumpre essa função, o autor pode dar-lhe a forma que quiser, desde que se entenda com suas ideias. Seja como for, o plano dificilmente fugirá dos princípios apresentados nos modelos mais usados, que se fixaram exatamente porque são eficientes. É o que acontece com o plano de números e pontos.

Para fixar melhor o significado:
1. Introdução;
2. Desenvolvimento;
3. Conclusão;
2.1. Indica bloco de parágrafos do desenvolvimento;
2.1.1. Indica ideia central do 1º parágrafo do desenvolvimento;
2.1.1.1. Indica 1ª ideia do 1º parágrafo do desenvolvimento.

8. Como numerar
No caso da introdução de apenas um parágrafo, não há indicação para o segundo algarismo (ideia-síntese de vários parágrafos). A notação seria assim:

1. Introdução
1.0.1. Ideia central do parágrafo introdutório
1.0.1.1. 1ª ideia
1.0.1.2. 2ª ideia
até
1.0.1.n. Última ideia desse parágrafo


O mesmo vale para a conclusão. Se tem apenas um parágrafo, usaremos 0 no lugar do número que indicaria idéia-síntese de vários parágrafos. Por exemplo, a notação da quarta ideia do parágrafo conclusivo seria assim: 3.0.1.4.

O 3. indica que é conclusão; 0. indica que há apenas um parágrafo; 1. indica o parágrafo; e 4. indica a quarta ideia.


Parece uma tarefa complicada, mas não é. Entendido o princípio, é preciso 
utilizar essa forma de plano para perceber melhor sua utilidade. Como quase tudo 
em redação, só a prática é que vai mostrando que aquilo que parece difícil na verdade não o é.


9. Outras formas de plano
As formas de plano são praticamente infinitas. Nada impede que cada autor crie a sua, já que é de utilização pessoal. É até comum vermos planos com números, letras e pontos.


Mas quando precisamos apresentar o plano para alguém, é melhor seguir 
uma das numerações consagradas para facilitar o entendimento do leitor.


Isso acontece, por exemplo, em colégios e faculdades, quando professores querem acompanhar o trabalho do aluno e saber o que ele anda pensando sobre o texto que será escrito.

10. E se o plano não dá certo?
Quando não há muita prática de planejar o texto, pode acontecer que, na hora de redigir, o plano não funcione muito bem. Por exemplo, uma ideia não se encaixa no texto ou fica melhor no parágrafo seguinte. Nesse caso, não tenha dúvida, mude o plano.


Plano é para isso mesmo, serve como um referencial de nossa redação. 
Com certeza da próxima vez o plano chegará mais perto do texto final.


11. Semiplano
De início, os planos devem ser minuciosos, prevendo tudo, linha por linha do ensaio. Com o tempo, conforme a experiência, pode-se abrir mão de tanta minúcia, prevendo apenas ideias centrais dos parágrafos, por exemplo. Com mais experiência ainda, quando já se redigem ensaios longos, é possível planejar somente subtítulos.

O plano pode ser mais ou menos resumido, mas ele tem de ser feito.

A opção por um plano simplificado se conquista com o esforço de conhecer bem como organizamos nossas ideias, o que se consegue com mais facilidade se aprendermos a planejar bem.

Bom pessoal, espero que tenhamos ajudado. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, fale conosco clicando aqui.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Versão final do Google Chrome 10 está disponível para download

Browser da Google promete ser até 66% mais rápido que seu predecessor. Oferece aceleração por hardware e sincronização de senhas.

A Google anunciou na última terça-feira (9/03) o lançamento da versão final do Chrome 10. O navegador chega apenas um mês depois de seu predecessor, o Chrome 9, liberado no começo de fevereiro, e segundo a gigante, é até 66% mais rápido.

Segundo o blog oficial do programa, o melhor desempenho foi possível graças ao novo motor do browser, chamado de Crankshaft (Cambota). Quando apresentado em dezembro do ano passado, executivos da empresa afirmaram que, com ele, a velocidade do Chrome ficaria cem vezes maior em relação ao Internet Explorer de dois anos atrás – não foi especificado qual versão do IE foi usada como referência, se a 7 ou a 8 beta.

Outra novidade é a aceleração por hardware, que já vinha sido prometida pela equipe de desenvolvimento do software. Sites pesados, em vez de sobrecarregarem o processador para serem abertos, aproveitarão a placa de vídeo – caso o usuário possua uma compatível. “Em tela cheia, o uso do CPU será até 80% menor”, diz o informe. Dessa forma, o consumo da bateria de netbooks e notebooks será menor e sua autonomia, maior.

O recurso de sincronização também foi aprimorado. Ele já permitia ao usuário manter as mesmas preferências de navegação, favoritos, formulários e até mesmo extensões em seus computadores. Agora, no Chrome 10, isso também vale para as senhas, com o detalhe de que, por segurança, elas podem ser criptografadas.

Menos importante, mas, ainda assim, destacada pela Google, é a alteração de interface das “Opções”. Em vez de abrir em uma janela separada, ela aparece em uma aba – o que permite continuar navegando. Também passa a contar com uma busca, o que facilita na hora de encontrar a configuração que se deseja alterar.

Confira no vídeo a seguir:






Por último, o recurso de caixa de areia foi expandido para o conteúdo exibido em Flash Player – programa já incorporado ao browser – mas só funciona em Windows Vista e 7. De acordo com o comunicado, trata-se de uma camada a mais de proteção, que torna mais difícil a contaminação do computador a partir do browser.

Para baixar o Chrome 10, clique aqui. Lembrando que, quem possuir o Chrome 9 instalado na máquina, receberá a atualização automaticamente.

Confira neste vídeo outras funcionalidades do Google Chrome 10:





Fonte: IDG Now